"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

LADEIRA ABAIXO

PESQUISA REVELA REJEIÇÃO HISTÓRICA DOS CARIOCAS A DILMA: 83,8%
QUESTIONADOS SOBRE O IMPEACHMENT, 59,6% DISSERAM SER FAVORÁVEIS


QUESTIONADOS SOBRE O IMPEACHMENT, 59,6% DISSERAM SER FAVORÁVEIS


Pesquisa realizada no Rio de Janeiro pelo Instituto Paraná revelou que o governo Dilma tem sido uma grande decepção para os cariocas e a rejeição à presidente atingiu 83,8% contra apenas 13,5% de aprovação. Isso em um estado de grande densidade populacional onde a petista teve maioria dos votos há pouco mais de um ano. Indecisos somaram 2,7% e a desaprovação de Dilma no RJ é superior a 80% em todas as classes sociais. Com relação ao impeachment, 59,6% defendem e 30,9% são contrários. Para 6,8% não faz diferença e 2,7% não souberam ou não quiseram opinar.

Na terra do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), 78,7% são a favor do afastamento dele do cargo e 10,3% são contra. Para 7,9% não faz diferença e 3% não souberam ou não quiseram opinar. Ao serem perguntados quem deveria perder o cargo primeiro, há um empate técnico entre aqueles que querem que Cunha deixe a Presidência da Câmara (35,7%) com os que querem ver Dilma fora do Planalto (35,2%). Para 26,1%, ambos deveriam abdicar do cargo ao mesmo tempo e 3% não souberam ou não quiseram opinar.

Cenário eleitoral

O levantamento do Institituto Paraná mostrou que Aécio Neves (PSDB) lidera as intenções de voto com 27,4%, seguido por Marina Silva (Rede) com 23,5%, Lula (PT) com 14,9% e Jair Bolsonaro (PP) com 10,2%. Ciro Gomes (PDT) aparece em quinto com 5,7%, Michel Temer (PMDB) tem 1,6% e Ronaldo Caiado (DEM) 0,5%. Para 8,4% dos entrevistados, nenhum dos candidatos teria votos e 7,8% não souberam ou não quiseram opinar.

Com a margem de erro de 2,5% para mais ou menos, o senador Aécio Neves (41,6%) e Marina Silva (38,5%) estariam tecnicamente empatados em eventual disputa de segundo turno. Votos nulos somariam 11,3% e 8,6% não souberam ou não quiseram opinar.



15 de dezembro de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário