"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

AFINAL, POR QUE ZAVASCKI TIROU RENAN DA LISTA DE BUSCA E APREENSÃO?


Eduardo Cunha, Henrique Alves, Celso Pansera. Os nomes que se tornaram alvos da Polícia Federal por suposta tentativa de obstrução de investigações decorrentes da Operação Lava Jato têm, além de enorme peso dentro do PMDB, grande força também no governo federal, já que se tratam de ministros do Estado cujos cargos foram assumidos por indicação da presidente Dilma Rousseff.
Além do mandado de busca e apreensão na residência oficial do presidente da Câmara em Brasília e no Rio de Janeiro, a PF fez buscas em endereçõs dos ministros do Turismo (Alves, também ex-presidente da Câmara) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Pansera), o que levou o Planalto a inclusive divulgar nota a respeito.
No total, a Polícia Federal cumpriu 53 mandados de busca em apreensão no Distrito Federal (9), São Paulo (15), Rio de Janeiro (14), Pará (6), Pernambuco (4), Alagoas (2), Ceará (2) e Rio Grande do Norte (1) como parte da Operação Catilinárias, deflagrada hoje (15) por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki. A ação faz parte da Operação Lava Jato.
Veja quem são os principais alvos da operação deflagrada pela Polícia Federal:
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do PMB; o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, do PMDB; o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, do PMDB; o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE); O senador e ex-ministro Edison Lobão (PMDB-MA); o ex-presidente da Transpetro Sergio Machado, do PMDB; o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE); a chefe de gabinete de Cunha, Denise Santos; e o ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fábio Ferreira Cleto, indicado pelo presidente da Câmara para o cargo e exonerado por Dilma na semana passada.
Outro mandado foi cumprido na sede do PMDB em Alagoas e na casa do primeiro tesoureiro do partido no Estado, José Wanderley Neto. O prefeito de Nova Iguaçu e ex-deputado Nelson Bornier (PMDB), aliado de Cunha, também foi alvo da ação.
ABRINDO O COFRE
As buscas na casa do presidente da Câmara terminaram no início da manhã, por volta das 11h20. Durante a ação, um chaveiro foi chamado para abrir um cofre. A assessoria de Cunha informou que o deputado está tranquilo, apesar do momento tenso, e que ele deverá ir à Câmara após o almoço para participar da reunião de líderes, marcada para as 14h30.
Ainda segundo sua assessoria, Cunha se reuniu, no final da manhã desta terça-feira, com seus advogados.
Em nota, o governo diz esperar que “todos os fatos investigados na nova fase da Operação Lava Jato envolvendo Ministros de Estado e outras autoridades sejam esclarecidos o mais breve possível, e que a verdade se estabeleça”.
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
 Como dizia o jornalista David Nasser, falta alguém em Nuremberg… O ministro Teori Zavascki tirou o nome do senador Renan Calheiros da lista de personagens da Lava jato que sofreriam busca e apreensão na operação de hoje. 
É público e notório que o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado durante 13 anos trabalhou para Renan na Transpetro, mas o presidente do Senado parece estar blindado, e quem fica mal é o ministro Zavascki, que age como se estivesse recebendo ordens do Planalto. (C.N.)

15 de dezembro de 2015
Deu no iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário