"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CORTES NA JUSTIÇA ELEITORAL

CONTIGENCIAMENTO INVIABILIZA ELEIÇÕES DE 2016, AFIRMAM TRIBUNAIS
STF, TSE E OUTROS ADVERTEM: CORTES INVIABILIZARÃO AS ELEIÇÕES


MINISTROS DIAS TOFFOLI, PRESIDENTE DO TSE, E RICARDO LEWANDOWSKI, PRESIDENTE DO STF.


Portaria Conjunta assinada pelos presidentes do Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior Eleitoral, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho e Superior Tribunal Militar informa que o contingenciamento ou bloqueio de recursos, determinados pela presidente Dilma Rousseff, inviabilizam a eleições municipais de 2016 pelo processo eletrônico.

O documento tem apenas dois artigos e cita, dentre outros dispositivos legais, o que consta do Ofício Interministerial 381, datado de 20 de novembro último, do Ministério da Fazenda. Com base nesses dispositivos, o art. 1º, a portaria conjunta dos tribunais superiores torna indisponíveis para empenho e movimentação financeira de recursos destinados aos órgãos do Poder Judiciário.

Em seu artigo, 2º, a portaria conjunta diz claramente: "O contingenciamento imposto à Justiça Eleitoral inviabilizará as aleições de 2016 por meio eletrônico".

A portaria dos tribunais superiores é assinada pelos ministros Ricardo Lewandowski, presidente do STF e do CNJ, Dias Tóffoli (TSE), Lauria Vaz (vice-presidente do STJ), Antonio José de Barros Levennhagen (TST), William de Oliveira Barros (STM) e pelo desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.



30 de novembro de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário