"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

FILHO DE LULA SERÁ CONVOCADO PARA DEPOR NA CPI DA PETROBRAS




A oposição quer levar Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do ex-presidente Lula, ao Congresso Nacional para explicar a acusação de que teve despesas pessoais pagas pelo lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano. Conforme revelou o colunista Lauro Jardim, do Globo, o lobista afirmou em delação premiada ter feito pagamentos de R$ 2 milhões a Lulinha. E o elo entre Fernando Baiano e Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, seria José Carlos Bunlai, pecuarista amigo de Lula.
O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) vai apresentar um requerimento pedindo a convocação na CPI da Petrobras. Para ele, os pagamentos de Baiano, apontado como operador, ao filho do ex-presidente mostram que o PT participou da divisão de propina mesmo nas diretorias que não comandava na Petrobras.
O pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula é a ligação de Baiano com filho de ex-presidente

MUITA EXPECTATIVA
— O esquema todo foi montado acomodando alguma coisa para a bancada A ou B e o PT e a turma que estava no poder ficava sempre com uma parte. Eu esperava com muita expectativa a delação do Fernando Baiano porque ele vai revelar todas as relações da diretoria internacional da Petrobras, que era partilhada por PT e PMDB. Era tanto dinheiro que dava para fazer ação entre amigos até a terceira geração. Porque o “capo” não ia arrumar algo para o “capinha”? — ironiza Onyx.
O advogado de Lulinha, Cristiano Zanin Martins, enviou ao Globo a seguinte declaração: “O sr. Fabio Luis Lula da Silva jamais recebeu qualquer valor do delator mencionado”.

12 de outubro de 2015
Eduardo Bresciani e Maria Lima
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário