"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

OS ARES DE AGOSTO, O MÊS DO CACHORRO DOIDO




Estamos chegando a agosto, mês de cachorro doido, de ventania e de maus presságios. Nunca fui cismado, apesar de ser um baianeiro ainda com resquícios da fala cantada. Não escuto minha voz e, não fosse o espelho, não me reconheceria… Coisas do meu Vale, coisas que me fizeram. Mas nem por isso deixo de ser cauteloso e fechado para as evidências.
Sei, assim, que não é por pouca coisa ou nada que o ex-Luiz está procurando o vaidoso ex-presidente Fernando Henrique para, juntos, acharem uma saída nesse túnel em que ele, ex-Luiz, e Dilma enfiaram o Brasil.
Semana passada, Dilma disse que foi a tecnologia moderna que descobriu o fogo… Ó Pai, por que me abandonaste? Numa análise simplista, eu diria que esse beco em que nos encontramos (que parece sem saída) é fruto da ignorância de um e do despreparo de outro. Ou, talvez, de preparo demais. Afinal, Dilma não disse que era mestra e doutora pela Unicamp?

LULA TINHA PENA DE COLLOR
Mas, se for pela coerência, o ex-Luiz não terá problema, haja vista a resposta do estadista molusco em entrevista ao jornalista Milton Neves, em 1993, por ocasião do impeachment de Collor:

“Lula, você tem pena de Fernando Collor?”. “Tenho, eu… não é que eu tenha pena como ser humano, eu acho que uma pessoa que teve oportunidade, como aquele cidadão, de fazer alguma coisa para o bem do Brasil, um homem que tinha o respaldo da grande maioria do povo brasileiro, ou seja, em vez de construir um governo, construiu uma quadrilha como ele construiu, me dá pena, porque deve haver qualquer sintoma de debilidade no funcionamento do cérebro do Collor. Efetivamente, eu fico com pena porque acho que o povo brasileiro esperava que essa pessoa pudesse conduzir a uma solução ou pelo menos iniciar soluções para os graves problemas que nós temos. Mas, lamentavelmente, a ganância, a vontade de roubar, a vontade de praticar a corrupção fizeram com que o Collor jogasse por terra todo um sonho e a esperança do povo brasileiro. Mas, de qualquer maneira, acho que ficou a lição para que o povo brasileiro em outras eleições possa pelo menos escolher um candidato que conheça seu passado político”.

FALOU DELE MESMO
Falou e disse tudo, só que falou dele mesmo… Imagine o ex-Luiz, já naquele tempo, falando de “quadrilha que toma de assalto o poder”… Lula, como é mais conhecido pelo lobismo internacional, escapou até agora de ser preso, me parece, por falta de tempo do juiz Sérgio Moro, que, se levar o ex-Luiz e sua gangue para a cadeia e também Dona Dilma, depois de cumprir seu mandato, certamente sairá de suas atuais funções para a Presidência da República.
Aliás, que fique claro: sou contra o impeachment de Dona Dilma. Deixem-na no lugar de guardiã da limpeza do Palácio, enquanto o Levy organiza ou não o caos existente. 
E o Michel? Bem, esse continuará fazendo caras e bocas. Se eu estiver vivo, e hei de estar, pretendo votar para presidente só em Serra ou Sérgio Moro, o caça-rato. Melhor ainda: nos dois juntos numa mesma chapa.
05 de agosto de 2015
Sylo CostaO Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário