"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O QUE ELES DISSERAM


“Passava por uma estrada e lá encontrei uma menina, chorando sobre os escombros de sua casa. Perguntei-lhe o que acontecera. ‘É o tigre da montanha, sábio. Já devorou meus pais, meus irmãos e breve voltará para devorar a mim...’ ‘E por que você não vai para a cidade? Lá não há tigre...’ ‘Isso nunca, ó sábio! Lá vocês têm governo!’”, narrou Confúcio, numa de suas fábulas.

“O PT é uma merda, mas é meu partido”, concluiu o filósofo molusco.

Acho que está passando da hora de não só lembrarmos as ideias de Roberto Campos como também de colocarmos em prática algumas delas. “O que os brasileiros desejam é um capitalismo sem risco, um socialismo sem disciplina e investimentos sem capital estrangeiro.”

Desde que me entendo por gente ouço a voz rouca do atraso afirmando que “o petróleo é nosso”. Nosso, nada! Hoje, o Brasil controla sua maior empresa com apenas 32,53% do capital. Do capital restante, quanto estará no Brasil? Está passando da hora de o Brasil se desenvolver, e não há que se falar em desenvolvimento sem capital estrangeiro”.

A maior nação do mundo hoje, os Estados Unidos, não vive na vida dos seus cidadãos. O Estado precisa sair de nós, cidadãos. Essa roubalheira na Petrobras só acontece, e só pode acontecer, em empreendimentos estatais, onde tudo é de todo mundo e nada é de ninguém em particular... Se tenho medo de ser chamado de entreguista? Tô me lixando...

Veja como pensa e se expressa a sua presidenta (sic), falando na inauguração da unidade de produção de etanol 2G, em Piracicaba: “Aqui é muito simbólico que se encontrem a tradição e a inovação. A tradição, porque essa planta se beneficia também do fato de aqui se produzir cana-de-açúcar, etanol de primeira geração e, agora, etanol de segunda geração. Essa planta se beneficia também pelo fato de que aqui também se produz energia elétrica com base na biomassa. Essa planta, portanto, é a demonstração da capacidade de integração de várias etapas da questão energética no mesmo lugar. E, por ser uma planta de etanol de segunda geração ela é, sobretudo, uma grande conquista do Brasil”.

Assim, depois da importância da conquista da mandioca, da “mulher sapiens”, da conquista da planta de etanol de segunda geração, o Brasil, como diria Kafunga, de saudosa memória, “despingolou” no espaço sideral...

Eu acho que Dona Dilma é uma pensadora grande: “Dentre todos os processos tecnológicos que a humanidade criou, dois se destacam: uma é a imensa... o imenso poder, o (sic) imensa força, a imensa capacidade de desenvolvimento que, em qualquer atividade... humana, tem um processo chamado ‘cooperação’, e o outro foi a conquista do fogo, o que é muito importante.”

É... Mas se nós não tivéssemos descoberto essa desgraça do fogo, Nero não teria queimado Roma e, pior, não haveria os enfisemáticos, pois, sem fósforos, como acender cigarros?

P.S.: Cuidado com os juros dos cartões de crédito: 372% ao ano, um verdadeiro desvario, mesmo que seja para plantar etanol...


05 de agosto de 2015
Sylo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário