"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

MPF EXIGE QUE LULA INFORME QUANTO FATUROU COM A ODEBRECHT.

  Suspeita é de tráfico de influência junto ao BNDES.

Lula e Luciano Coutinho, presidente do BNDES: suspeitas cada vez mais fortes de crimes cometidos para favorecer a Odebrecht.

(Época) O Ministério Público Federal do Distrito Federal pediu nesta terça-feira (19) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva explique quanto recebeu da empreiteira Odebrecht para fazer viagens ao exterior e qual foi a justificativa para os pagamentos.

Como ÉPOCA revelou, Lula é investigado sob a suspeita de tráfico de influência em favor da Odebrecht, em obras fora do país viabilizadas com FINANCIAMENTOS do BNDES. No mesmo despacho que pede informações a Lula, a procuradoria prorroga o prazo em 30 dias a investigação, para analisar as documentações.

A procuradoria deu prazo de 15 dias para que Lula se explique. O Ministério Público Federal pediu a agenda oficial de Lula em países da América Latina e da África entre os anos de 2011 e 2014, com a explicação de quem pagou a viagem e as palestras do ex-presidente. A Polícia Federal, a pedido da procuradoria, deverá fazer um levantamento de todas as saídas e entradas do país de Lula e de Alexandrino Alencar, da Odebrecht, incluindo voos em jatinhos particulares.

Um dos alvos de pedidos é a própria Odebrecht. O MPF pediu a cópia dos contratos firmados com Lula, “esclarecendo a pertinência do INVESTIMENTO com os objetivos e política da empresa”. A empreiteira deverá ainda fornecer a lista de obras fora do país bancadas com financiamento do BNDES. O BNDES, por sua vez, deverá responder informações sobre os contratos com a Odebrecht – um dos alvos da CPI do Senado que pretende investigar o banco. A procuradoria quer saber os valores do contrato, a taxa de juros e as garantias oferecida pela Odebrecht. Odebrecht, Lula e BNDES negam quaisquer irregularidades no caso.

20 de maio de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário