"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 12 de março de 2015

LULA QUER AFASTAR MERCADANTE DA ARTICULAÇÃO E DILMA VAI OBEDECER



Determinadas notícias necessitam de tradução simultânea, para serem entendidas. Os jornais divulgam que o ex-presidente Lula distribuiu nota em que desmente reportagem da Agência Estado, que atribuiu a ele críticas ao ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Segundo a reportagem, Lula teria dito a interlocutores que o ministro “já deu o que tinha que dar” e que “se fosse bom mesmo, teria ocupado um cargo” em seu governo.
“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva repudia e lamenta a reiterada prática de lhe atribuir afirmações a partir de supostas fontes anônimas, dando guarida e publicidade a todo o tipo de especulação. As frases atribuídas erroneamente a Lula em matéria distribuída pela Agência Estado, e publicada no portal R7 com o título: ‘Lula critica Mercadante, mas governo nega troca na Casa Civil’, nunca foram ditas pelo ex-presidente”, assinala a nota oficial do Instituto Lula.
Acontece que não foi só o Estadão. Também a Folha de S.Paulo já noticiou que a presidente Dilma Rousseff teria dito a pelo menos dois interlocutores que está decidida a retirar Mercadante de missões na área da articulação política de seu governo, mas não manifestou intenção de tirá-lo do posto de comando da Casa Civil. Nesta área, a avaliação da presidente sobre o desempenho do ministro seria positiva, segundo a Folha. Mas o fato é que Lula não gosta nem nunca gostou de Mercadante, e a recíproca é verdadeira.
JÁ AVISAMOS AQUI…
O fato é que, quando Dilma enfim percebeu que seu governo estava desabando, engoliu em seco a arrogância, pegou o Aerolula e viajou para São Paulo, na quinta-feira antes do Carnaval, com objetivo de se desculpar com Lula e pedir ajuda a ele, pois não sabe mais o que fazer. Na época, publicamos aqui na Tribuna da Internet que ela ouviu poucas e boas, Lula colocou-a em seu devido lugar, depois recomendou que ela procurasse Temer, Renan e Cunha para se reconciliar com o PMDB e tentar recompor a base aliada, que não mais existe desde a eleição para a presidência da Câmara. Além disso, revelamos que Lula pediu o afastamento de Aloizio Mercadante.
Agora a notícia da TI enfim se confirma. Dilma não aceitou demitir o chefe da Casa Civil, que tem se revelado de uma fidelidade a toda prova, mas disse a Lula que iria afastá-lo da articulação política, um setor estratégico do governo que não está funcionando, ou pior, funciona às avessas, marcando um gol contra atrás do outro.
SÉRIE DE BOATOS
Esta notícia, rigorosamente verdadeira, deu então margem a uma série de boatos, de que Lula teria determinado uma reforma ministerial e tudo o mais. Mas não haverá maiores mudanças no Ministério. A única coisa certa é que Mercadante terá expressivamente diminuída sua importância no governo. Vai ficar no freezer, por ordem de Lula, que está realmente assumindo as rédeas do governo.
É por isso que a própria Dilma já confirmou que vai incluir ministros de outros partidos nas reuniões de coordenação política, como Gilberto Kassab (Cidades), do PSD, Aldo Rebelo (Ciência, Tecnologia e Inovação), do PCdoB, e Eliseu Padilha (Secretaria de Aviação Civil), do PMDB.
O ministro Pepe Vargas também deve sair das Relações Institucionais, mas está difícil encontrar um substituto, porque a bancada do PT é um deserto de homens e ideias, como dizia Oswaldo Aranha. O resto é folclore e boataria.

12 de março de 2015
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário