"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 6 de março de 2015

CPI DA PETROBRAS CRIA SUB-RELATORIAS E DESARTICULA O PT



Hugo Motta, presidente da CPI, criou as sub-relatorias, e fim de papo

O início dos trabalhos na CPI da Petrobras foi marcado por tumulto, nesta quinta-feira (5), entre os deputados e o presidente da sessão Hugo Motta (PMDB-PB). Os parlamentares alegam que aqueles que receberam o dinheiro das empreiteiras envolvidas na Lava Jato não podem participar da Comissão.

O bate boca na Câmara dos Deputados iniciou após a criação das quatro sub-relatorias, comandadas pelos partidos: PSDB, PP, PSC e PR.

“Criaremos quatro sub-relatorias e designaremos no dia de hoje seus membros. É uma designação nossa, designaremos os sub-relatores na manhã de hoje”, explicou o peemedebista após questionamento do vice-líder do PT, Afonso Florence (BA) sobre a iniciativa.

RELATOR ESVAZIADO

A medida, anunciada durante reunião da comissão para escolha dos vice-presidentes e definição do roteiro de trabalho, diminui o papel do relator, que é o petista Luiz Sérgio (RJ), na definição dos rumos da investigação. Motta não esperou a apresentação do roteiro de trabalho da comissão pelo relator.

Florence havia questionado a criação das sub-relatorias que, interferirá na “prerrogativa do relator de conduzir a investigação e a relatoria”. Motta respondeu que a criação da sub-relatoria e designação dos membros são prerrogativas do presidente. “Respeitamos o acordo para indicar o relator, mas também não vamos deixar de agir naquilo que também é prerrogativa do presidente”, respondeu.

A criação de sub-relatorias tem sido apontada como um expediente da oposição para minimizar a atuação do PT na CPI. No primeiro dia para recebimento de requerimentos, partidos da oposição protocolaram diversos pedidos de criação de sub-relatorias. Até o momento, a CPI – que foi instalada na semana passada para investigar irregularidades cometidas na estatal, envolvendo esquemas de corrupção e desvio de dinheiro público – conta com 334 requerimentos na pauta.

###

NOTA DA REDAÇÃO - Como se dizia antigamente, o PMDB colocou o PT na roda e se diverte com isso. O líder do governo é o petista cearense José Guimarães, irmão de Genoino e conhecido como o deputado dos dólares na cueca. Ele não sabe o que fazer, está completamente perdido, e o governo não consegue emplacar nada na Câmara. (C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário