"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 2 de março de 2015

CAMISA DE FORÇA

Nicolás Maduro anuncia medidas de retaliação aos Estados Unidos

(Federico Parra - AFP)
(Federico Parra – AFP)

Os Estados Unidos afirmaram no domingo (1) que as acusações da Venezuela sobre a suposta interferência americana no país são falsas. E evitaram fazer comentários sobre a ordem de redução de seu pessoal diplomático em Caracas porque ainda não receberam uma notificação formal.

No último sábado (28), o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou durante um discurso que seu governo prendeu cidadãos americanos, entre eles um piloto, por suspeita de espionagem. Ele também prometeu reduzir de 100 para apenas 17 no número de funcionários na embaixada americana na Venezuela, para se equipar com o corpo diplomático venezuelano na embaixada do país nos EUA.

A ação deve prejudicar as relações entre Washington e Caracas, já bastante estremecidas. Adversários de Maduro dizem que as medidas são destinadas a tirar o foco da crise econômica cada vez mais grave no país. Grande exportadora de petróleo, a Venezuela tem sido cada vez mais afetada pela forte queda nos preços do barril ao longo dos últimos meses.

“Capturamos alguns cidadãos americanos em atividades sigilosas, de espionagem, tentando conquistar as pessoas em cidades ao longo da costa venezuelana”, afirmou Maduro num comício em Caracas no sábado. Segundo ele, o piloto, de origem latina, carregava “todos os tipos de documentação”, mas não deu mais detalhes.

Sob condição de anonimato, um alto funcionário da diplomacia os EUA afirmou à agência Efe que as “contínuas acusações de que os EUA estão envolvidos em esforços para desestabilizar o governo venezuelano são infundadas e falsas”.
Visto para americanos
Maduro disse ainda que implantará um novo sistema de visto para todos os cidadãos norte-americanos, a fim de “proteger” a Venezuela, e falou em proibir a entrada no país de uma série de funcionários e ex-funcionários americanos, entre eles o ex-presidente George W. Bush e o ex-vice-presidente Dick Cheney, além de parlamentares que identificou como “ultradireitistas” e “terroristas”, entre eles os senadores Bob Menéndez e Marco Rubio.

Em um comunicado, Menéndez afirmou que a imposição de sanções não evitará que ele continue condenando as violações de direitos humanos na Venezuela. “Ser punido pelo regime de Maduro não vai me dissuadir de levantar a voz contra a ruína causada por seu governo”, afirmou o senador democrata pelo estado de Nova Jersey.

Menéndez condenou mais uma vez o “assassinato de Kluiverth Roa, de 14 anos, e a prisão arbitrária do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma”. Segundo ele, as ações “demonstram que o regime de Maduro vai qualquer extremo para matar, causar danos, ferir e reprimir seu povo”. Roa faleceu na terça-feira passada após ser baleado na cabeça por um policial da Guarda Nacional Bolivariana durante confronto entre manifestantes e policiais na cidade de San Cristóbal.

(Com agências internacionais)

02 de março de 2015
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário