"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO 2

Petrobras tende a ser comprada na bacia das almas, enquanto seus diretores serão processados

A deterioração da economia, junto com o derretimento do valor da Petrobras, causa um mega estrago político e mancha a imagem de Dilma Rousseff perante o mercado internacional. A Petrobras terá de responder judicialmente pelos atos de seus diretores, aqui e nos EUA. A empresa tende a ser assimilada por grandes investidores transnacionais especializados em lucrar com ações compradas a preço de banana, na bacia das almas.

O alto risco do Petrolão é que, apesar do esforço dos investigadores da Lava Jato e do magistrado Sérgio Moro, a chance de impunidade, no final das contas, é altíssima. Não temos legislação nem jurisprudência para punir os condenados por corrupção com o máximo rigor. Os ladrões mereciam prisão em regime fechado, sem direito a regalias de progressão de pena. Mas isto não deve acontecer. Vide o mensalão, com a cúpula passando o Natal com a família e fingindo que cumpre a pena "preso" em casa...
 
O País está em choque com a corrupção sistêmica. Lula e Dilma terão de responder, no mínimo perante a História, pelo desastre que causaram á Petrobras. Agora, quem pagará o pato é Graça Foster & Cia. Os diretores da Petrobras estão em xeque mate há muito tempo. A queda deles é inevitável. No entanto, serão substituídos, e tudo continuará do mesmo jeito. O anacrônico controle de uma empresa por interesses de um governo, com políticos corruptos, assegura a manutenção das safadezas.
 
Se o Brasil não romper com o falido modelo Capimunista continuará do mesmo jeito. Nossa capacidade natural de produzir riquezas se transforma na própria desgraça de uma Nação concebida para ser colônia, periferia do mundo globalitário, fornecedora de recursos que parecem infindáveis. Enquanto o Brasil não se reinventar como Nação, continuará sendo a republiqueta da corrupção, sob governança do Crime Organizado.
 
Releia o artigo: Dilma: jogue xadrez ou acabará no xadrez
 
Apolítico?
 
O governo quer fechar um nome que não seja "político" para o lugar de Graça Foster.
 
O substituto dela deve ser, igual a ela, um empregado de carreira da Petrobras.
 
O problema é que isto não faz a menor diferença diante da explosão de tantos escândalos.
 
Envenenando...
 
Maldição comprovada
 
 
16 de dezembro de 2014
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário