"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A GORDA DE BICICLETA



 
Mal  apoiada no selim, a gorda quer tentar manobras radicais.
O pneu está murcho e o guidon, untado de margárina.

O equilíbrio é instável. O bocó de franjinha pintou uma ciclofaixa dentro de uma feira livre. Teve que desviar. Evitou a praça da bandeira e as lembranças das chanchadas nacionais; os seus títulos eram muito sugestivos : “Toco cru pegando fogo” , “Eu mato quem pegou minha cueca pra fazer pano de prato”, etc.

No momento está tentando subir a alameda Ministro Rocha Azevedo, desde a rua Estados Unidos até a avenida Paulista.
 
A bicicleta tem marchas. Por engano engatou a marcha à_ré. Na altura da rua Barão de Capanema, restos de frutos do mar de fim  de feira, fizeram a engenhoca escorregar e provocaram sua queda. Culpa das “zelites” que ainda mantém o habito medieval de ir às feiras de rua.

Já esfalfada, no trecho entre as alamedas Itu e Jaú, pensou ter ouvido um insulto dos “hermanos”: A la mierda TCU.
 
Um pouco mais acima, esqueceu que era atéia e rezou pela alameda Santos até (Ah ! não...) a rua Cubatão. Foi socorrida por suas colegas: Meméia e Alcéia. Mesmo assim não conseguiu chegar ao Paraíso.

24 de outubro de 2014
Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário