"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

VIROU BADERNA

Mobilização promovida por Dilma no TCU em favor da presidente da Petrobras é vexatória e criminosa

graca_foster_12Líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antonio Imbassahy (BA) classificou como vergonhosa a mobilização organizada pela presidente Dilma Rousseff para proteger a chefe da Petrobras, Maria das Graças Foster, das sanções do Tribunal de Contas da União (TCU).

Depois de muito pressionar os ministros do Tribunal, o governo petista conseguiu evitar, na quarta-feira (27), que os bens de Foster fossem bloqueados por ela ter participado da malfadada compra da refinaria de Pasadena (EUA), um dos piores negócios já realizados pela maior estatal do País.

“Dilma defende Graça Foster constrangendo o TCU, com uma disposição que não mostra em relação ao ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli”, criticou o tucano em seu perfil no Facebook. “É o já conhecido ‘combate seletivo’ à corrupção: enquanto protege a atual presidente com unhas e dentes, ataca ex-diretores da estatal”, destacou Imbassahy.

O líder tucano também chamou a atenção para a conduta dos membros do órgão fiscalizador. “Depois de bloquear os bens dos ex-diretores, alguns conselheiros do TCU mudaram critérios de avaliação e julgamento e se submeteram à pressão do Planalto”, disse. “Mais uma ação nociva do PT contra o funcionamento das instituições brasileiras”, completou o parlamentar.

Para o deputado federal João Campos (PSDB-GO), a deliberação do TCU é lamentável. “As instituições não podem se curvar a interesses partidários e ao jogo político. O TCU é, antes de tudo, o protetor do erário em nome da sociedade”, afirmou nesta quinta-feira (28).
“Espera-se dos ministros do TCU cada vez mais isenção, imparcialidade e independência na proteção dos recursos públicos e na fiscalização das contas do governo. Essa decisão não tem harmonia com o sentimento da sociedade brasileira”, analisou.

Campos censurou a pressão exercida pelos petistas junto aos ministros do órgão. “A presidente da República e o PT não podem se dar o prazer de usar o seu prestígio e sua força para interferir na independência ou no julgamento de outras instituições. Isso depõe contra a democracia”.
Fora do cargo

A decisão dos ministros do TCU não é definitiva, pois a sessão de quarta-feira foi encerrada após o pedido de vista do ministro Aroldo Cedraz. Contudo, o placar – 5 votos contrários ao bloqueio de bens e dois a favor – não deve ser revertido, disse ontem o “animado” advogado-geral da União (AGU), ministro Luís Inácio Adams. Por determinação de Dilma Rousseff, ele se prestou ao papel de visitar cada um dos ministros e fazer sustentação oral em defesa de Foster.

No começo de agosto, o deputado Carlos Sampaio (SP), que é titular do PSDB na CPI Mista da Petrobras, condenou a conduta de Adams nesse episódio e defendeu a saída dele da AGU. “Mantê-lo no cargo seria o mesmo que continuar patrocinando interesses privados, e não públicos”, enfatizou Sampaio.
“É mais do que evidente que sua postura constitui ato atentatório à dignidade e ao decoro do cargo que ocupa, razão pela qual, nos termos da Lei dos Crimes de Responsabilidade, o mesmo deve ser afastado de suas funções”, acrescentou.
Genuflexório palaciano

Que Luís Inácio Adams, advogado-geral da União, é mais um dos muitos capachos que frequentam o Palácio do Planalto todos sabem, mas é inaceitável que um servidor desse naipe se preste a serviço tão degradante e fora das suas atribuições.
O responsável pela AGU prestando-se a papel tão pequeno mostra o quanto o Brasil regrediu em termos de credibilidade, depois que Luiz Inácio da Silva, o lobista de empreiteira, chegou ao poder central.

De forma criminosa, sem que a população tivesse reagido em algum momento, a máquina estatal passou a servir um partido que nos últimos anos mostrou sua inconteste vocação para o banditismo político. A Petrobras tem advogados, os quais poderiam ter feito o mesmo trabalho vergonhoso de Adams.
Ademais, se a intenção de Maria das Graças Foster é preservar o patrimônio doado de forma bisonha aos próprios filhos, que a presidente da petroleira contrate um advogado particular para cuidar do tema. No momento que o governo destaca o advogado-geral da União para missão tão pífia, não é errado pensar que há algo muito grave que Foster sabe e ainda não contou.

Em qualquer país minimamente sério e com uma população capaz de reagir, o Tribunal de Contas da União já estaria cercado, pois é imprescindível que os bens da presidente da Petrobras sejam bloqueados para garantir a reparação do prejuízo bilionário causado pela compra da obsoleta e superfaturada refinaria de Pasadena.

29 de agosto de 2014
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário