"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

HAJA LEXOTAN E RIVOTRIL! PT FAZ ESTE SÁBADO A CONVENÇÃO PARA DECIDIR CANDIDATURA DE DILMA




Com as atenções dos brasileiros voltadas para a Copa do Mundo, o Partido dos Trabalhadores realiza no próximo sábado (21) a Convenção Nacional para decidir a candidatura da presidenta Dilma Rousseff na disputa à reeleição. De concreto, mesmo, somente a formalização da aliança com o PMDB, com a confirmação do nome do vice-presidente Michel Temer como companheiro de chapa de Dilma ou de Lula, que diz não aceitar a candidatura, mas sempre deixa antever que essa possibilidade ainda existe.

A expectativa é enorme, porque o movimento “Volta, Lula” é amplamente majoritário no partido. Se houver apresentação de duas chapas, Lula vence com a maior facilidade, até porque a presidente está em viés de queda nas pesquisas, que já indicam não somente que haverá segundo turno, como também que, na margem de erro, a situação passou a ser de empate técnico com o candidato do PSDB, senador Aécio Neves.

A importantíssima Convenção o ocorrerá no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, a partir das 8 horas, quando se inicia o credenciamento dos 800 delegados e delegadas do partido. A abertura está prevista para as 10 horas, com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e dos presidentes de partidos aliados, ministros, parlamentares, lideranças políticas, dirigentes e militantes. O encerramento está previsto para as 14 horas.

SUSPENSE CRESCENTE

A presidente Dilma Rousseff já avisou que não irá desistir. Alega que ainda é líder na pesquisas e que voltará a subir quando se iniciar a propaganda eleitoral pelo rádio e TV. Os partidos de oposição estão torcendo para que a candidatura de Dilma prevaleça, porque as pesquisas indicam que Lula continua a ser o preferido dos eleitores e, ao contrário de Dilma, tem possibilidade de vencer no primeiro turno.

Os oposicionistas estão confiantes porque, além do prestígio da presidente Dilma ter entrado em viés de queda, simultaneamente tem aumentado a rejeição ao nome dela. Outro dado importante é o aparecimento de Joaquim Barbosa no cenário político. Embora não seja candidato, seu prestígio é muito grande e uma das mais recentes pesquisas mostra que 17% dos eleitores estariam dispostos da votar em um candidato apoiado pelo presidente do Supremo.

O suspense aumenta progressivamente. Quando a Convenção do PT começar e algum delegado tomar a palavra e defender a candidatura de Lula, a temperatura no Centro de Eventos Brasil 21vai arrebentar os termômetros, podem ter certeza. E não faltam convencionais que queiram defender essa explosiva tese.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário