"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 22 de março de 2014

MULHERES DE MATO GROSSO, NÃO ESQUEÇAM AS MULHERES DE ALTO BOA VISTA

(Revista MTAqui edição Nº 33 de 15 a 29 de março)


O QUE OS HOMENS E MULHERES DE MATO GROSSO TÊM A DIZER às mulheres agricultoras de Alto Boa Vista (Suiá-Missú)? Saibam que mais de trezentas trabalhadoras rurais da área Suiá-Missú, localizada entre Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia, foram a Brasília pedir à mulher Dilma, Presidente da República, para tentar reverter uma ordem de despejo.
Nada resolveram e nem ao menos foram ouvidas. Logo depois, homens do Exército, da Força Nacional, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia do Estado chegaram à corruptela de Estrela do Araguaia, no município de Alto Boa Vista, localizada a 1.200 quilômetros de Brasília, para a retirada – EXPULSÃO - das famílias que moravam na pequena vila, com duas escolas e quase 800 alunos. Uns outros falavam em DESINTRUSÃO.

 Há anos que o caso estava na Justiça. Em junho de 2011, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu o cumprimento da decisão para a desocupação da área diante da aprovação de projeto de lei da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que propôs a permuta de Marãiwatsédé por uma área dentro do Parque Estadual do Araguaia.

No entanto, as lideranças indígenas, insufladas pelo CIMI, a Advocacia Geral da União e a Funai, se manifestaram contrárias à permuta. AS AUTORIDADES EXECUTIVAS DE MATO GROSSO QUEDARAM-SE INERTES. SEM EXCEÇÃO! Ao silêncio somaram-se A OAB, AS IGREJAS, O MP, A IMPRENSA (RARÍSSIMAS EXCEÇÕES). Na última decisão, de outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) cassou a liminar que suspendia o despejo das famílias.

 As mulheres precisavam da terra para trabalhar. Elas MORAVAM há mais de 40 anos com suas famílias na área. SUAS CASAS FORAM POSTAS ABAIXO, DESTRUÍDAS, REDUZIDAS A ESCOMBROS, TRATORADAS... AS MULHERES JOVENS, AS MÃES, AS FILHAS, AS AVÓS, AS TIAS, AS CRIANÇAS... JOGADAS ÀS MARGENS DA ESTRADA. COVARDIA DO ESTADO BRASILEIRO, QUE TERÁ DE PURGAR MUITO O MAL CAUSADO.


 Coisa parecida: um dos episódios mais hediondos da última guerra mundial foi a destruição de LÍDICE, uma pequenina cidade na Tchecoslováquia. Em 1942, a Alemanha arrasou a aldeia de Lídice e todos os seus habitantes foram assassinados friamente. Aqui, em ALTO BOA VISTA, o assassinato foi da dignidade e dos princípios mais nobres da humanidade.
Amanhã, no Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2014, A PRESIDENTE VAI FALAR à nação, acolitada por um sem-número de basbaques subservientes.

Dirija-se, Presidente, olhando nos olhos das mulheres de Alto Boa Vista, de Suiá-Missú ou de Marãiwatsédé, como apelidaram o local, fale com elas e peça perdão pela sua infinita desumanidade, perdão por não ter usado sua autoridade e mantido intactos os lares construídos por mais de quarenta anos. Mas, ao discursar, não esqueça a MANCHA DE SANGUE sob seus pés, mulher Presidente Dilma!

 EM MATO GROSSO, O DIA INTERNACIONAL DA MULHER É DIA DE CHORAR! TRISTE BRASIL! 

Em 7 de março de 2014

OLHO
Dirija-se, Presidente, olhando nos olhos das mulheres de Alto Boa Vista, de Suiá-Missú ou de Marãiwatsédé (...), fale com elas e peça perdão pela sua infinita desumanidade

*LÉO GONSAGA DE MEDEIROS - Coronel da reserva remunerada da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso

22 de março de 2014
in Giulio Sanmartini

Nenhum comentário:

Postar um comentário