(Revista MTAqui edição Nº 33 de 15 a 29 de março)
O QUE OS HOMENS E MULHERES DE MATO GROSSO TÊM A DIZER às mulheres agricultoras de Alto Boa Vista (Suiá-Missú)? Saibam que mais de trezentas trabalhadoras rurais da área Suiá-Missú, localizada entre Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia, foram a Brasília pedir à mulher Dilma, Presidente da República, para tentar reverter uma ordem de despejo.
Nada resolveram e nem ao menos foram ouvidas. Logo depois, homens do Exército, da Força Nacional, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia do Estado chegaram à corruptela de Estrela do Araguaia, no município de Alto Boa Vista, localizada a 1.200 quilômetros de Brasília, para a retirada – EXPULSÃO - das famílias que moravam na pequena vila, com duas escolas e quase 800 alunos. Uns outros falavam em DESINTRUSÃO.
Há anos que o caso estava na Justiça. Em junho de 2011, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu o cumprimento da decisão para a desocupação da área diante da aprovação de projeto de lei da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que propôs a permuta de Marãiwatsédé por uma área dentro do Parque Estadual do Araguaia.
No entanto, as lideranças indígenas, insufladas pelo CIMI, a Advocacia Geral da União e a Funai, se manifestaram contrárias à permuta. AS AUTORIDADES EXECUTIVAS DE MATO GROSSO QUEDARAM-SE INERTES. SEM EXCEÇÃO! Ao silêncio somaram-se A OAB, AS IGREJAS, O MP, A IMPRENSA (RARÍSSIMAS EXCEÇÕES). Na última decisão, de outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) cassou a liminar que suspendia o despejo das famílias.
As mulheres precisavam da terra para trabalhar. Elas MORAVAM há mais de 40 anos com suas famílias na área. SUAS CASAS FORAM POSTAS ABAIXO, DESTRUÍDAS, REDUZIDAS A ESCOMBROS, TRATORADAS... AS MULHERES JOVENS, AS MÃES, AS FILHAS, AS AVÓS, AS TIAS, AS CRIANÇAS... JOGADAS ÀS MARGENS DA ESTRADA. COVARDIA DO ESTADO BRASILEIRO, QUE TERÁ DE PURGAR MUITO O MAL CAUSADO.
Coisa parecida: um dos episódios mais hediondos da última guerra mundial foi a destruição de LÍDICE, uma pequenina cidade na Tchecoslováquia. Em 1942, a Alemanha arrasou a aldeia de Lídice e todos os seus habitantes foram assassinados friamente. Aqui, em ALTO BOA VISTA, o assassinato foi da dignidade e dos princípios mais nobres da humanidade.
Amanhã, no Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2014, A PRESIDENTE VAI FALAR à nação, acolitada por um sem-número de basbaques subservientes.
Dirija-se, Presidente, olhando nos olhos das mulheres de Alto Boa Vista, de Suiá-Missú ou de Marãiwatsédé, como apelidaram o local, fale com elas e peça perdão pela sua infinita desumanidade, perdão por não ter usado sua autoridade e mantido intactos os lares construídos por mais de quarenta anos. Mas, ao discursar, não esqueça a MANCHA DE SANGUE sob seus pés, mulher Presidente Dilma!
EM MATO GROSSO, O DIA INTERNACIONAL DA MULHER É DIA DE CHORAR! TRISTE BRASIL!
Em 7 de março de 2014
OLHO
Dirija-se, Presidente, olhando nos olhos das mulheres de Alto Boa Vista, de Suiá-Missú ou de Marãiwatsédé (...), fale com elas e peça perdão pela sua infinita desumanidade
*LÉO GONSAGA DE MEDEIROS - Coronel da reserva remunerada da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso
22 de março de 2014
in Giulio Sanmartini
Nenhum comentário:
Postar um comentário