“Vamos falar francamente. Estamos discutindo tudo isso sem o Brasil presente”, disse Macron na reunião.
O presidente da França, Emmanuel Macron, apresentou, nesta segunda-feira (23), uma aliança sem o Brasil para proteger a Amazônia e outras florestas tropicais.
Ao lado do mandatário francês estavam os presidentes da Colômbia, Iván Duque, e do Chile, Sebastián Piñera.
Lançado oficialmente às margens da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), o projeto inclui novas ajudas de doadores internacionais, entre elas US$ 100 milhões do governo francês.
Em discurso, segundo a agência EFE, o mandatário francês reconheceu a importância da ausência do governo Jair Bolsonaro nesta iniciativa, mas insistiu que o Brasil é “bem-vindo”:
“Vamos falar francamente. Estamos discutindo tudo isso sem o Brasil presente. O Brasil é bem-vindo. Todos nós queremos trabalhar.”
Junto a Macron, Duque e Piñera, que lideraram a apresentação da aliança, participaram do evento outros líderes internacionais, como a chanceler da Alemanha, Angela Merkel; a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg; e o presidente da Bolívia, Evo Morales.
O consórcio da Amazônia Legal, que reúne governadores do Brasil, também participou da reunião na condição de ouvintes, como noticiou a RENOVA.
23 de setembro de 2019
renova mídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário