"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 5 de julho de 2019

VEJA E GREENWALD DE MÃOS DADAS CONTRA O MINISTRO MORO



Veja e Intercept formalizaram parceria nesta sexta-feira (5). Ao contrário da Globo, a Veja deu carta branca a Greenwald.

Em reportagem assinada pelo ativista norte-americano Glenn Greenwald, a revista Veja usa material obtido ilegalmente para atacar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, por sua atuação durante o período em que trabalhou como juiz da Operação Lava Jato.

A última edição da Veja — publicada nesta sexta-feira (5) — traz como matéria de capa um texto produzido em parceria com o site panfletário Intercept, com base no acervo de supostas mensagens privadas trocadas entre Moro e integrantes do Ministério Público Federal.

Durante duas semanas, jornalistas da Veja e do Intercept selecionaram os diálogos presentes na reportagem que, segundo a revista, “é a primeira em parceria” com o site de Greenwald.

A revista afirma que “pela leitura do material, fica evidente que as ordens do então juiz eram cumpridas à risca pelo Ministério Público e que ele se comportava como parte da equipe de investigação, uma espécie de técnico do time”.

Ainda de acordo com a Veja, as mensagens obtidas através de um ataque cibernético contra autoridades brasileiras revelam de “forma cabal como exorbitava de suas funções de juiz, comandando as ações dos procuradores na Lava Jato”.


05 de julho de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário