"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 18 de junho de 2019

PLATINI PRESO: ACUSADO DE CORRUPÇÃO NA ESCOLHA DA SEDE DA COPA DE 2022


A escolha do Catar como sede da Copa de 2022 pelos membros do comitê executivo da Fifa foi um dos estopins da grave crise que abala a entidade desde 2015.

O francês Michel Platini, ex-presidente da Uefa, foi detido nesta terça-feira (18), em Paris, após uma investigação por suposta corrupção na escolha do Catar como sede da Copa do Mundo de 2022.

Em 2016, a Procuradoria Nacional de Finanças (PNF) abriu uma investigação preliminar por suspeitas de corrupção no processo de escolha da Fifa para as sedes dos Mundiais de 2018 (Rússia) e 2022 (Catar).

A justiça da França se interessa particularmente por uma “reunião secreta” que teria acontecido no Palácio do Eliseu em 23 de novembro de 2010.

Teriam participado do encontro o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, o príncipe do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, e Platini, que na época era presidente da Uefa e vice-presidente da Fifa.

O secretário-geral do Palácio do Eliseu durante a presidência de Sarkozy, Claude Guéant, também está sendo interrogado por investigadores da unidade anticorrupção da polícia judicial na mesma investigação.


18 de junho de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário