"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 18 de junho de 2019

VIAGEM AOS LIMITES DO UNIVERSO (COMPLETO)

Um comentário:

  1. Censura Judiciária e jornalística.


    Ditadura Old Fuck
    Que saudade da antiga......

    Fake News

    Organizações públicas e privadas se uniram para combater a proliferação de notícias falsas disseminadas na internet que digam respeito ao Judiciário. O "Painel Multissetorial de Checagem de Informações e Combate a Notícias Falsas" será lançado hoje, na sede do STF, com a presença do presidente da Corte, ministro Toffoli. A checagem dos conteúdos e dos posts suspeitos ficarão a cargo de empresas de comunicação, entre elas o Migalhas. Parceiros e entidades decidirão qual material desejarão publicar ou não, em seus sites ou redes sociais. São parceiros no Painel Multissetorial, entre outros, CNJ, STF, STJ, Justiça Federal, TSE, TST, STM, DPU, AGU, AMB, Ajufe, Anamatra, OAB, Associação Brasileira de Imprensa, Associação Brasileira de Rádio e Televisão, Associação Nacional dos Jornais e Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.
    Muito estranho que instituições e autoridades queiram se comportar como divindades donas da verdade. O pior é que poucas pessoas têm consciência de que "a verdade" ou puramente "verdade" é um conceito abstrato impossível. Principalmente para quem lida permanentemente com o contraditório e a notícia, como é o caso de juristas e jornalistas. Que usam a informação para manipular desavergonhadamente os incautos.

    O relativismo moral dos indivíduos produzem infinitos conceitos de verdade:
    Para inicio de conversa, verdade absoluta é dogmatismo. Quem vos fala é deus. A mensagem é indiscutível. Não se admite interpretações.
    O filósofo alemão Husserl vai dizer que a verdade se dá através dos fenômenos que são observáveis, perceptíveis e sensíveis. “Chamamos isso de fenomenologia”.
    O filósofo francês Sartre, no contexto do final da segunda grande guerra, vai levar em conta o existencialismo. Para ele, a verdade está na essência do indivíduo, ela é resultado dos valores de uma sociedade.
    Nietzsche, nascido na Alemanha, faz uma crítica forte ao pensamento clássico – ao mundo das ideias, de Platão e Sócrates. Ele vai defender que a verdade não existe. Tal como eu mesmo, mas por razões quânticas e universais.
    E neste caso principalmente pela visão de Foucault:
    O contemporâneo francês Foucault vai dizer que para ser verdade, ela precisa ser livre (totalmente). Ela não pode estar vinculada a uma institucionalização porque, desta forma, a verdade será manipulada, gerando constrangimentos e formas de comportamento.

    ResponderExcluir