"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 20 de maio de 2019

EDITORIAL: O CERCO DA VELHA IMPRENSA (MELHOR "DA DECADENTE IMPRENSA") AO JORNALISMO INDEPENDENTE


Não resta mais dúvidas. As grandes corporações midiáticas enxergam as iniciativas de jornalismo independente como inimigas da sociedade.

O cerco está se fechando para o jornalismo independente do Brasil. Cada vez mais estamos sendo alvos de ataques infundados, baseados apenas em suposições de jornalistas amargurados com nosso amplo alcance.

Neste mês de maio, a RENOVA foi atacada sistematicamente por membros de veículos da velha imprensa brasileira. Abaixo citamos quatro matérias que nos agridem direta ou indiretamente.

No dia 7 de maio, José Fucs, do Estadão, disse que “blogueiros amigos” estavam em busca da verba da Secretária Especial de Comunicação Social (Secom). Menos de um mês atrás, o mesmo jornalista nos colocou em uma lista negra, a chamada “rede bolsonarista jacobina”. Nenhuma evidência foi apresentada para comprovar as acusações.

A revista EXAME, no dia seguinte, publicou uma matéria nos classificando como um site “olavista”, isto é, simpatizante das ideias do filósofo Olavo de Carvalho. Segundo a reportagem, nós publicamos muitas matérias sobre o imbróglio envolvendo Olavo e a ala militar do governo Jair Bolsonaro. Este fato foi suficiente para sermos enquadrados neste rótulo.

Em matéria publicada na última sexta-feira, 17 de maio, o jornalista Nonato Viegas, da revista VEJA, disse que a RENOVA estava sendo “anabolizada” por uma rede de robôs. As provas das acusações também não foram apresentadas.

Dois dias depois, em artigo escrito por Felipe Vilicic, também na VEJA, o jornalista acusa a RENOVA de espalhar fake news. Uma denúncia no mínimo estranha visto que a maior parte do nosso conteúdo é composto de matérias adaptadas de jornais da velha imprensa. Também não encontramos nenhuma evidência no texto.

A pergunta que fica é: qual o objetivo por trás de tantos ataques? A resposta é simples: censura.

A união entre os grandes jornais, as gigantes tecnológicas e as agências de checagem de fatos já é uma realidade. Este seleto grupo define o que é “fato” e o que é “fake”. Eles também definem o que pode e o que não pode circular nas redes sociais.

É questão de tempo para estas críticas vazias e sem fundamentos jurídicos se transformarem em perseguição tecnológica e empresarial.

Até quando a liberdade de expressão será respeitada no Brasil?


20 de maio de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário