"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

TRUMP, BOLSONARO E O CONLUIO DAS FAKE NEWS


A página da Embaixada da Resistência no Facebook foi mais uma vez diretamente ao ponto, ou seja, oferece o que de fato interessa. E o que interessa não é que a grande mídia veicula. Não interessa há muito tempo, porém neste século XXI alguns acontecimento políticos por si só se transformaram num verdadeiro manual de política quando a realidade foi contrastada com um turbilhão de fake news. O ponto fora da curva da vigarice da mainstream media iniciou-se no dia em que Donald Trump foi elevado à condição de candidato presidencial do Partido Republicano. E as fichas, como se diz, começaram a cair em profusão levando, talvez pela primeira vez na história do Ocidente, a uma reflexão coletiva sobre o que são fatos e o que são montagens levadas ao ar como se fossem verdades.

No que respeita à política norte-americana o troço chegou às raias do ridículo tendo seu ápice na rocambolesca história sobre um suposto conluio de Donald Trump com - bingo! - os russos! O assunto esteve em pauta meses a fio até que restou provado que tudo não passara de uma montagem ordinária destinada - vejam só - a fundamentar o pedido de impeachment do Presidente Donald Trump!

Guardadas as devidas proporções neste momento ocorre no Brasil a mesma coisa com o que vem acontecendo com Trump nos Estados Unidos. O Presidente Jair Bolsonaro vem sendo torpedeado durante as 24 horas do dia. Toda a grande mídia está concentrada em desmerecê-lo fazendo tábula rasa dos quase 60 milhões de votos que obteve na corrida presidencial, além do fato de ter sofrido um atentado. Na reta final da campanha permaneceu hospitalizado, depois, em tratamento domiciliar em sua residência de onde pronunciou seu discurso da vitória!

A Embaixada da Resistência traduziu e legendou em português o vídeo que ilustra esta postagem, destacando a alocução de Rush Limbaugh, famoso jornalista e radialista norte-americano, sobre o imbróglio construído pela grande mídia na tentativa de triturar o Presidente Donald Trump. 

Na mesma postagem a Embaixada da Resistência também publicou um texto intitulado "O conluio das fake news - Rush Limbaugh demolidor", que transcrevo logo abaixo:


HÁ QUE MARTELAR NISSO...
Dois anos consecutivos, propagando uma história que mais do que ser baseada numa falsidade é simplesmente ridícula e até irracional.
Uma falsidade que pretendia invalidar um resultado eleitoral democrático, envenenar o processo de transição pacifica de poderes, e que despertou protestos violentos, colocando metade da população em luta contra a restante. Ou seja: de consequências gigantescas.
Ninguém os chama de "ameaças à democracia". Afinal de contas não existe "ninguém" para além deles. Logo "ninguém" poderia falar isso. Todos nós somos meros figurantes de uma "realidade alternativa e perigosa".
Mas e o que acontece quando a teoria da conspiração se desmorona? E quando a realidade lhes cai em cima?
Nada. Nem é notícia sequer! 
Por muito menos Alex Jones foi irradiado do espaço virtual. 
Mas já diz o ditado "quem pode pode".
A grande imprensa tem carta branca para mentir.
De pouco adianta desmascará-los junto do seu público fiel e pouco adianta que as suas mentiras sejam expostas. O seu público carece de olhos.
Estes foram induzidos desde que nasceram a simplesmente processar o que lhes é dito pela autoridade, e essa autoridade é a imprensa.
O "bom e velho" ritual de ligar a televisão, escutar e digerir o jantar junto com o lixo que sai lá de dentro.
Existe o mito de que um grande meio de comunicação tem grande responsabilidade, tem muito a perder em contar mentiras, e como tal tende a ser muito mais cuidadoso, cauteloso e criterioso.
O que esse mito ignora, é que o seu poder é de tal ordem, que ninguém mais tem o poder de apontar as suas mentiras. Logo eles não correm esse risco.
Eles são a autoridade e eles sabem disso.
As suas mentiras na mente da pessoa "comum", são automaticamente ignoradas, relativizadas, minimizadas, desculpabilizadas, arquivadas no sotão escuro da mente.
A chamada "dissonância cognitiva".
Não surte efeito, ninguém se insurge, ninguém se ofende, ninguém se sente insultado, ninguém reage, a menos que eles mandem reagir!
Sempre disse que o dia em que as massas irão acreditar que as fake news são fake news é o dia em que as fake news noticiarem serem fake news. E esse dia jamais chegará.
Mas de colherada em colherada a gente chega lá um dia!
Mesmo que eles nos queiram amarrar, vendar e amordaçar. Com a justificativa do povo não ter o direito de ser informado por nós.
Para finalizar uma confissão:
Certa vez a Embaixada da Resistência, uma mísera página amadora de facebook com um orçamento inferior a zero, e que SE ASSUME DE DIREITA, equivocou-se numa imagem de uma manifestação em favor de Tommy Robinson. 
A notícia era totalmente verdadeira, a manifestação real, mas simplesmente foi colocada uma imagem que correspondia a outra manifestação (por lapso induzido). 
Prontamente o denunciamos, pedimos desculpa, e apenas não removemos a notícia porque o seu conteúdo continuava totalmente correto, apenas não a ilustração (que tão pouco alegava ser a fotografia da manifestação).
Essa foi a "maior fake news" que me lembro de ter postado: uma foto equivocada de um evento real.
Não tenham dúvidas que alguns se insurgiram indignados, viraram as costas e nunca mais voltaram. 
Esses mesmos que mamam diariamente goela abaixo dezenas de fake news sem pestanejar.
A isto se chama, de HIPNOSE DE MASSAS, não encontro outro nome.
Como diria Alex Jones; "BREAK THE CONDITIONING!" (quebre o condicionamento) e se junte à turminha dos "doidos". Será muito mais fácil ficar do lado da razão da próxima vez.
Apoiem-se! Apoiem-nos! Apoiem os líderes que vos apoiam e até breve!
PS - O discurso de Rush Limbaugh está editado conforme se pode perceber pelas transições.

17 de abril de 2019
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário