"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 16 de abril de 2019

BOLSONARO ESTUDO PEC AMPLIANDO A PROTEÇÃO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO



As últimas ações do Supremo Tribunal Federal (STF) deixaram claro que a liberdade de expressão está em risco no Brasil.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, avalia enviar ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) expandindo a proteção à liberdade de expressão, com foco na internet e na imprensa.

A informação foi publicada nesta terça-feira (16) pela revista Crusoé, que ontem (15) foi alvo de uma ordem assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, ordenando a retirada de reportagem sobre o suposto codinome do presidente da Corte, Dias Toffoli, nas planilhas da Odebrecht.

A ideia de Bolsonaro seria fazer no Brasil uma adaptação da Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos.

Alvo de muitos ataques totalitários nos últimos séculos, esta importante emenda impede o Congresso dos Estados Unidos de aprovar leis limitando a liberdade de expressão e de impressa.


16 de abril de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário