"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

AGU ESPERAR RECUPERAR R$ 25 BILHÕES DESVIADOS POR CORRUPÇÃO

-


A orientação da AGU, no governo Bolsonaro, é ser mais incisivo do que nos últimos anos da gestão Temer.

A Advocacia-Geral da União (AGU) se prepara para cobrar pessoas e empresas que foram delatadas em acordos de colaboração firmados por empresas com o Estado, seja dentro da Operação Lava Jato, seja fora.

O objetivo do presidente da República, Jair Bolsonaro, é turbinar a recuperação de recursos desviados dos cofres públicos após décadas de corrupção sistêmica.

O plano do advogado-geral André Mendonça é reforçar a equipe responsável por apresentar ações de improbidade e por acionar na justiça políticos e servidores públicos delatados por pessoas físicas e por empresas.

Segundo a Gazeta Online, o ministro declarou:

“É preciso incrementar o número de membros e aperfeiçoar organicamente esse grupo a fim de dar mais agilidade e trazer melhor eficiência no trabalho de recuperação de ativos. É a primeira grande renovação do seu grupo desde que foi criado.”

Neste momento, a AGU e a Controladoria-Geral da União negociam mais de 20 acordos de leniência, não apenas na Lava Jato, mas em setores distintos, desde a segurança até a educação.

A meta já anunciada pelo advogado-geral é recuperar, com esses acordos, R$ 25 bilhões em dois anos.


05 de abril de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário