"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

ESQUERDA PERDE ESPAÇO NA EUROPA PARA PARTIDOS DIREITISTAS


Após um 2017 hostil, com derrotas na Áustria e República Tcheca, a esquerda europeia, encarnada em legendas socialistas e social-democratas, terminou o ano de 2018 mais uma vez com pouco a celebrar.

Na Itália, o Partido Democrático foi derrotado por uma aliança entre o Movimento 5 Estrelas e a Liga.

Na Alemanha, o Partido Social-Democrata (SPD), que já vinha de um duro revés na eleição nacional de 2017, amargou maus resultados em duas eleições importantes em Hesse e na Baviera.

Já na Suécia, onde os sociais-democratas eram até há pouco força quase hegemônica, não há governo formado passados quase quatro meses das eleições legislativas. Se não houver definição até 23 de janeiro, uma nova votação será convocada.

Mesmo na Espanha, onde os socialistas conseguiram desalojar a centro-direita do poder, o ano de 2018 terminou com uma derrota histórica: a não recondução do PSOE ao governo regional da Andaluzia, depois de 36 anos de supremacia.


02 de janeiro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário