"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

SATURNO PODE PERDER SEUS ANÉIS, DIZ NASA


Um estudo da NASA divulgado na revista científica Icarus mostra que o planeta Saturno pode perder os anéis em 300 milhões de anos.

A forte precipitação das partículas que os compõem está causando um fenômeno batizado de “chuva de anéis”.

Segundo teses anteriores, os anéis de Saturno foram formadas há 100 milhões de anos depois de colisões de um antigo sistema de luas. De acordo com os cientistas, o material proveniente desses encontros se reorganizou na forma dos anéis.

O estudo divulgado nesta terça-feira (18) tem como base informações captadas pela sonda Cassini em 2017 e por observações do telescópio Keck.

Para os estudiosos, a radiação do sol desgastou as partículas, que estão sendo empurradas por campos magnéticos em direção a atmosfera de Saturno, como se fosse uma chuva deste material.

Apesar das afirmações, os cientistas não descartam novas fontes de partículas e também não sabem se a perda deste material será constante, registra a “Jovem Pan“.


18 de dezembro de 2018
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário