"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

COMITÊ DA ONU VAI CONFIRMAR A "ORDEM" DADA AO BRASIL SOBRE CANDIDATURA DE LULA

Resultado de imagem para sarah cleveland
Sarah Cleveland diz que Lula tem de ser candidato novamente
É um jogo de cartas marcadas, em que já se sabe o resultado. Os advogados do PT estão recorrendo ao Comitê de Direitos Humanos da ONU contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que negou o registro da candidatura de Lula da Silva ao Palácio do Planalto, por estar incurso na Lei da Ficha Limpa, após ser condenado e preso pela Operação Lava Jato.
Em agosto, dois plantonistas do Comitê ONU, que tem 18 integrantes, atenderam a um pedido de emergência da defesa de Lula e concederam uma medida cautelar determinando que as autoridades brasileiras mantivessem os direitos políticos de Lula e sua candidatura a presidente da República, inclusive fazendo campanha, até que seu caso fosse avaliado pelo Supremo Tribunal Federal.
UMA ORDEM – Embora o governo brasileiro, através do Itamaraty, tenha encarado a cautelar dos plantonistas do Comitê como uma simples “recomendação”, na verdade a mensagem ao Brasil teve caráter impositivo. Redigido em inglês, o texto é claro. Diz que o Comitê “request to make”, ou seja, “requer que faça”. Embora o verbo “to request” também signifique “pedir”, quando se trata de texto jurídico a tradução de “request” é “requer” ou “requisita”. É uma ordem, nada tem a ver com recomendação.
A responsável pela cautelar foi a vice-presidente do Comitê, a norte-americana Sarah Cleveland, que funciona como plantonista de assuntos emergenciais, assessorada por outro integrante do órgão da ONU, que também assinou a mensagem ao Brasil.
Em entrevista a Jamil Chade, correspondente do Estadão em Genebra, Sarah Cleveland criticou o Brasil por ter descumprido a ordem. Segunda a avaliação dela, o país teria desrespeitado um Protocolo assinado pelo governo federal e referendado pelo Congresso. “A ação do Brasil é muito lamentável”, declarou Cleveland.
VAI CONFIRMAR – Como se trata de assunto emergencial, caberá à própria Sarah Cleveland responder ao recurso dos advogados do PT. Ela vai repetir que o Brasil está obrigado a atender à sua “ordem”, que ela emitiu irresponsavelmente, sem ouvir o governo brasileiro e sem saber que Lula é realmente inelegível, por estar incurso na Lei da Ficha Limpa.
A representante do Comitê só ouviu um lado e acreditou que Lula é perseguido político, foi condenado sem ter direito à ampla defesa e está sendo impedido de ser candidato por motivos meramente partidários e ideológicos, como alega o PT.
Nos próximos dias, ao despachar o recurso do PT, Sarah Cleveland vai persistir no erro e confirmar todo esse lero-lero de que Lula é “perseguido político”, levando ao delírio o defesa de Lula. Enquanto isso, la nave va, cada vez mais fellinianamente.
###
P. S  –  Há três dias sem moderar os comentários, a gente até lembra Vinicius de Moraes: “Que maravilha viver”. (C.N.)

07 de setembro de 2018
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário