"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

SENADO E CÂMARA TENTAM ENGAVETAR PEDIDOS DE INFORMAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL

Resultado de imagem para eunicio e renan
Eunício tenta proteger Renan, investigado pela PF
Após mais de três meses de espera, a Polícia Federal cobrou do presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira (PMDB-CE), os registros de entrada na residência oficial do Senado. A PF quer saber se ex-dirigentes da Odebrecht estiveram no local, conforme relatado em uma das delações premiadas. O pedido foi feito no âmbito do inquérito que investiga o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
Os dados pedidos pela PF, se enviados, farão parte de um inquérito aberto pós a delação da Odebrecht para investigar o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
“DOAÇÕES” – Segundo relatos de delatores, Renan Calheiros e o governador de Alagoas, Renan Filho, teriam recebido doações de campanha como contrapartida à atuação do senador que teria beneficiado uma das empresas da Odebrecht.
Em novembro do ano passado, o delegado Bernardo Amaral enviou a Eunício Oliveira um ofício no qual pediu os registros de entrada na residência oficial entre 2012 e 2017 para verificar se cinco pessoas, todos ex-dirigentes da Odebrecht ou de empresas subsidiárias, estiveram no local.
No último dia 21 de fevereiro, Amaral enviou, então, um novo ofício, reiterando o pedido de informações. O não recebimento dos dados foi um dos motivos apontados pelo delegado para pedir ao Supremo Tribunal Federal a prorrogação das investigações.
DELAÇÃO – A delação do ex-diretor da Odebrecht Cláudio Melo Filho serviu de base para o pedido de informações da PF. Melo Filho disse à PGR que a reunião em que foram pedidos recursos para a campanha de Renan Calheiros e de Renan Filho ocorreu na residência oficial do Senado, quando o senador presidia a Casa.
O delator também disse em depoimento à Polícia Federal que, ao fim da reunião de Renan com executivos da empresa, o senador teria dito: “Meu filho será candidato, contamos com vocês.”
Para Cláudio Melo Filho, o senador “deixou subentendido que contava com a colaboração financeira da Braskem [subsidiária da Odebrecht] para a campanha do filho dele”. À Polícia Federal, Renan Calheiros admitiu ter pedido a Cláudio Melo Filho recursos de campanha para o PMDB de Alagoas, mas negou que fosse contrapartida à atuação parlamentar.
NA CÂMARA – Na semana passada, o G1 mostrou que uma situação semelhante acontece na Câmara. A PF aguarda há mais de cinco meses o envio de dados da CPI da Petrobras. As informações foram pedidas pelo mesmo delegado.
Os dados serão utilizados no inquérito que investiga o deputado federal João Carlos Bacelar (PP-BA), acusado por um delator de ter vazado informações sigilosas da comissão para a Odebrecht.
A assessoria do presidente da Câmara informou que os dados dependem de análise pela Comissão Especial de Documentos Sigilosos, que deve se reunir esta semana para tratar do assunto. O G1 procurou a assessoria de imprensa do Senado e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.

28 de fevereiro de 2018
Marcelo Parreira

TV Globo, Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário