"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

PESQUISA APONTA QUE MAIORIA ACREDITA EM UM JULGAMENTO JUSTO PARA LULA

Charge do Jota A. (O Dia/PI)
A maioria dos brasileiros acredita que o ex-presidente Lula terá um julgamento justo, nesta quarta-feira, dia 24, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), segundo mostra pesquisa inédita realizada pelo Instituto Ideia Big Data nesta semana. Entre os 2.002 entrevistados, de 39 cidades do país, 56% responderam acreditar que o TRF-4 fará uma apreciação justa do recurso de Lula contra sua condenação em primeira instância no caso do tríplex no Guarujá. Um terço (33%) dos pesquisados disse não saber responder e 11% duvidaram da isenção do tribunal.
Os entrevistados foram ouvidos pelo Ideia Big Data por telefone. Eles moram nas 27 capitais estaduais, incluindo Brasília, e em outros 12 grandes centros urbanos. A metodologia da pesquisa seguiu a distribuição populacional do país medida pelo IBGE ao fazer o recorte geográfico, e tem margem de erro de 2,35%. Para o fundador do Ideia Big Data, Maurício Moura, este número reflete a credibilidade que a Lava-Jato acumulou junto à opinião pública nos últimos anos.
INDEFINIÇÃO JURÍDICA – “Não existe a percepção na população de que exista um processo injusto. E o apoio à Lava-Jato transcende, ele existe mesmo entre eleitores dispostos a vota no Lula, por exemplo. Isso já apareceu em outras pesquisas. Há, claro, o percentual que acredita que não haverá um julgamento justo, mas é minoritário. O que não quer dizer que as pessoas achem que Lula vai ser impedido de ser candidato se condenado. Isso ainda não está claro para a maioria da população, até porque não há mesmo definição jurídica”, diz Moura, professor de estatística aplicada às ciências sociais na Universidade George Washington, na capital americana.
Uma segunda pergunta mediu um dos impactos que o resultado do julgamento terá na eleição presidencial, ainda que a batalha jurídica de Lula pela candidatura continue. Uma maioria ainda mais expressiva, de 63%, declarou que não pretende mudar de voto em função do julgamento. Apenas 15% admitiram que sua escolha pode ser afetada. “Isso se explica por dois fatores: é uma resposta comum a lulistas e a antilulistas, ambos não pretendem mudar de voto. Além disso, a maioria do apoiadores do ex-presidente acredita que ele não terá a candidatura barrada”, completa Moura.
FRAUDE – O instituto perguntou ainda se o entrevistado concordava com a frase de que “eleição sem um ex-presidente, em função de decisão judicial, é fraude?”. Quatro em cada cinco (80%) dos ouvidos respondeu que discorda da frase, contra 8% que disseram concordar. Uma quarta pergunta mediu o apoio ao PT entre as pessoas ouvidas. Dois terços (65%) responderam que são “desfavoráveis” atualmente a atuação do partido, frente a 16% que apoiam o PT. Outros 19% afirmaram que nem aprovam nem desaprovam.
Por fim, o Ideia Big Data fez duas perguntas dirigidas apenas aos pesquisados que na quarta questão afirmaram ser simpatizantes do PT (16% do universo de duas mil entrevistas). A ideia era medir a opinião de defensores do partido sobre os próximos passos do ex-presidente e da legenda no caso de uma condenação. Primeiro, foi perguntado sobre o que Lula deve fazer se ficar inelegível. A maioria (83%) não soube responder.
TRANSFERÊNCIA DE VOTOS – Entre as opções disponíveis, o apoio ao ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad foi a mais escolhida (6%). Outros 4% preferiram o apoio ao ex-governador da Bahia Jaques Wagner. As demais opções — apoiar Ciro Gomes (PDT), Manuela D’Ávila (PCdoB), Guilherme Boulos (PSOL) ou boicotar a eleição — tiveram 2% ou menos, menos que a margem de erro.
Sobre a atitude do PT em caso de condenação de Lula, a maior parte (44%) entre os apoiadores do partido optou por “recorrer e insistir na candidatura”. Outros 38% disseram não saber responder. Apoiar um nome do PT (11%) ou de fora do partido (6%) também foram citados. “As últimas perguntas mostram que faz sentido a estratégia do PT de anunciar que insistirá até o fim, o que deve ser também fruto de pesquisas próprias. E que nenhum outro nome do partido sensibiliza seu eleitorado no momento. O apoio a Lula é maior que ao PT. Quanto mais longe o Lula conseguir sustentar sua candidatura, quanto mais perto da eleição, maior será sua capacidade de transferir votos para um aliado”,  completa Maurício Moura.

24 de janeiro de 2018
Miguel Cabalerro
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário