"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

JULGAMENTO DE LULA IGUALA A VELOCIDADE DA TELEVISÃO E DAS REDES SOCIAIS

Resultado de imagem para Lula discursa em porto alegre
Tudo é mostrado ao vivo, sem haver manipulação
Foi exatamente isso que ocorreu nesta terça-feira e está ocorrendo, no dia de hoje, quarta-feira, no curso do julgamento do recurso do ex-presidente Lula ao Tribunal Regional Federal-4, em Porto Alegre, contra a sentença do juiz Sérgio Moro que o condenou a nove anos de prisão. Como o julgamento é acompanhado em tempo real, este aspecto bloqueia a hipótese de o tema servir a colocação de fake news nas redes sociais. Portanto, ao longo do dia de hoje, não haverá espaço para inserção de versões elaboradas pelos que desejam transformar a realidade e impor sua visão das coisas. Pois será fácil, e de efeito imediato, confrontar as informações e opiniões colocadas individualmente com a narrativa verdadeira dos fatos e seus comentários à base da lógica.
Digo isso a propósito do artigo do Professor Demétrio Magnoli, Folha de São Paulo, edição de sábado. O sociólogo chegou à conclusão de que a única forma de se combater as fake news é confrontá-las com os telesjornais do mesmo dia e, sobretudo com os jornais do dia seguinte. Neste caso, refiro-me aos principais veículos de comunicação escrita do país.
SEM CENSURA – Dentro da minha perspectiva, é impossível e também ilegal alguém desejar impor a censura prévia nas redes sociais. Impossível pelo volume das comunicações efetuadas, ilegal porque a Constituição do Brasil proÍbe a prática de qualquer tipo de censura prévia. Essa proibição, inclusive, foi confirmada por 11 votos a zero no Supremo Tribunal Federal, estabelecendo assim jurisprudência absoluta em torno de tal perspectiva.
Além do mais, quem poderia exercer uma censura gigantesca e múltipla para bloquear a veiculação de textos e opiniões de sentido pelo menos duvidoso e, em muitos casos, falsos? Uma tarefa impossível além de própria das ditaduras. O que, graças a Deus, não é o caso brasileiro. A seleção de matérias cabe exclusivamente aos leitores e a mais ninguém.
CHECAGEM – O confronto entre o boato, o comentário despropositado e sua divulgação pode ser feito facilmente num espaço de poucas horas. Entre uma tarde e seu final. Entre o crepúsculo e a alvorada. Os jornais estão nas bancas junto com o amanhecer. No anoitecer encontram-se em plena atividade as emissoras de televisão.
Eu ia dar a este artigo o título da impossibilidade e ilegalidade de se censurar o que sopra no sistema da Internet. Mas pareceu-me que o acontecimento de hoje em Porto Alegre dá bem o exemplo concreto da diferença que separa, nos casos críticos, os telejornais e as redes sociais. É preciso considerar que as redes de televisão encontram-se no ar ininterruptamente as 24 horas do dia.
É só acioná-las para que se obtenha a confirmação de uma matéria mais sensível, pode-se separar o que é falso e o que é verdadeiro. Através desse processo tudo será esclarecido. Uma simples questão d pouco tempo.

24 de janeiro de 2018
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário