"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 17 de setembro de 2017

NA VIDA REAL, O JORNALISTA MARCELO REZENDE ERA MUITO ALEGRE E VIVIA RINDO

Imagem relacionada
Marcelo, ao vivo e a cores, era a felicidade em pessoa
Mais um amigo que se vai. Desta vez, o jornalista Marcelo Rezende, que vinha lutando contra um câncer no pâncreas nos últimos meses. Como apresentador de TV, a partir do programa “Linha Direta”, da Globo, ao fim da década de 1990, Marcelo exibia uma postura rígida no combate ao crime e à corrupção, era um defensor do interesse público. Se quisesse, com facilidade poderia ter entrado na política, seu trabalho no jornalismo o credenciava para a função, por estar sempre envolvido nas causas populares.
Na vida real, ele era muito diferente. Sempre alegre, fazendo piadas, suas gargalhadas enchiam a Redação de O Globo, onde nos conhecemos. Era repórter esportivo, apaixonado por futebol, começou a trabalhar no Jornal dos Sports, nada indicava que fosse se tornar apresentador de programas populares na TV.
SUCESSO NA TV – Quem levou o jovem Marcelo Rezende para O Globo foi o jornalista Merival Júlio Lopes, que era seu parente. Em 1987, ele saiu do jornal e foi trabalhar na TV Globo, também como repórter esportivo.
Em 1995, nosso amigo Evandro Carlos de Andrade, diretor de Redação de O Globo, foi dirigir a Central Globo de Jornalismo na TV. Ele já conhecia Marcelo Rezende da época do jornal. Evandro tinha grande percepção e olho clínico, era um descobridor de talentos. Foi ele quem percebeu o potencial de Marcelo Rezende e o transformou naquele apresentador sério e destemido, que nada tinha a ver com a alegria que ele transmitia na vida pessoal. Fez um sucesso extraordinário e se transformou num dos profissionais mais famosos da TV brasileira.
Ficamos muito amigos na redação de O Globo. Depois, nos tornamos também vizinhos e  passávamos os fins de semana juntos, na belíssima Praia das Amendoeiras, em Maricá. Bons tempos. Marcelo sempre foi a animação em pessoa e vai nos fazer muita falta.

17 de setembro de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário