"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

PARA TIRAR TASSO DA PRESIDÊNCIA DO PSDB, TUCANOS ATÉ AMEAÇAM DEIXA A SIGLA



Tasso luta para que o PSDB deixe de apoiar Temer
A ala do PSDB que defende o apoio ao governo Michel Temer vai partir para o tudo ou nada. Ela quer a saída do senador Tasso Jereissati (CE) da presidência interina da sigla até o fim desta semana. Diz que, se o presidente licenciado Aécio Neves (MG) não encontrar um substituto, o PSDB vai perder deputados. Entre os que ameaçam deixar a sigla estão quadros históricos e fundadores da legenda. O senador mineiro está licenciado da direção do partido desde o estouro do escândalo da JBS — e não quer retomar o posto agora.
O impasse no tucanato parece intransponível. A gota d’água foi a publicação de um cronograma das convenções do partido. Tasso tinha dito que só oficializaria o calendário após discussão com os vices-presidentes, mas fez o anúncio na sexta-feira (dia 18).
TIRO DE ADVERTÊNCIA – A ala anti-Tasso fará reunião na noite desta segunda-feira (dia 21), em Brasília, para comunicar Aécio sobre sua posição. Dois governadores foram chamados: Marconi Perillo (GO) e Reinaldo Azambuja (MS). Ao menos dez parlamentares estariam dispostos a sair se o cearense continuar no cargo.
Com a sigla dividida, o grupo que apoia Tasso Jereissati também promete reagir a uma eventual deposição. Qualquer desfecho deixará uma fratura exposta.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O mais curioso nessa briga é a posição de Fernando Henrique Cardoso, que apoia Tasso na tentativa de o PSDB desembarcar do governo, para que o partido tenha alguma chance em 2018. FHC diz que todos os partidos já morreram. A frase de efeito é boa, mas na realidade a sucessão de Temer será disputada pelos mesmos partidos que estão mortos, segundo o diagnóstico equivocado de FHC(C.N.)


22 de agosto de 2-17
Deu na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário