"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

ODEBRECHT ENFIM ENTREGA À LAVA JATO "UM GRANDE VOLUME" DE DOCUMENTOS

Fachada da sede da Odebrecht em SP (Foto: Kevin David/A7 Press/Estadão Conteúdo)
Empresa escondia provas envolvendo políticos
Os procuradores que integram a força-tarefa da Operação Lava jato, em Curitiba, confirmaram nesta sexta-feira (11) que receberam um grande volume de documentos que integram os acordos de leniência e de delação de executivos ligados à Odebrecht. Segundo os procuradores, os dados foram enviados para análise técnica, dentro do próprio Ministério Público Federal (MPF). Segundo os procuradores, com o acordo de leniência, a Odebrecht tem a obrigação de fornecer documentos que tragam elementos probatórios, que corroborem os fatos criminosos que os executivos da empresa revelaram em depoimentos.
O MPF não detalhou quais tipos de documentos estão no pacote recebido pela força-tarefa. Segundo a procuradoria, eles esperam que haja extratos de contas offshore usadas pela empresa, para pagamentos ilícitos no exterior, além de planilhas explicativas, que devem ser usados em outras investigações do MPF.
DELAÇÃO E LENIÊNCIA – A delação de 77 executivos ligados à Odebrecht foi homologada em janeiro deste ano, pela ministra Cármem Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal. Plantonista do STF no recesso do Judiciário, ela usou a prerrogativa de presidente para homologar as delações dos dirigentes e ex-dirigentes da empreiteira.
A ministra tomou a decisão para não atrasar o andamento das investigações da Lava Jato, na medida em que o relator do caso no tribunal, ministro Teori Zavascki, morreu em um acidente aéreo no litoral do Rio de Janeiro.
Já o acordo de leniência, que é uma espécie de delação feita pela empresa, foi homologado pelo juiz Sérgio Moro, em maio deste ano. Nele, a empresa se comprometeu, em acordo feito com o Ministério Público brasileiro, em dezembro do ano passado, a revelar e cessar fatos ilícitos praticados na Petrobras e em outras esferas de poder, envolvendo agentes políticos de governos federal, estaduais, municipais e estrangeiros.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Como ocorre em todas as demais delações, os réus da Odebrecht também tentam liberar o mínimo de documentos, mas a força-tarefa está marcando em cima e a empreiteira pode ser chamada para fazer recall, como ocorreu com a Andrade Gutierrez. (C.N.)


14 de agosto de 2017
Deu no G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário