"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

EM HAMBURGO, MEIRELLES MOSTROU QUE JÁ EXERCE O PODER EM SUA PLENITUDE


Imagem relacionada
Meirelles representou o Brasil na cúpula do G-20
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou neste sábado, dia 8, em vídeo nas redes sociais do Planalto, que o governo do presidente Michel Temer “continua”. “Como já tenho dito em outras oportunidades, a nossa avaliação é que o presidente Temer continua, que esse governo continua, a equipe econômica está junto, foi escolhida por ele, vai continuar e esta trajetória de recuperação da economia é um fato, consolidado, e que irá em frente”, disse.
O vídeo tem duração de pouco mais de dois minutos, gravado antes da reunião deste sábado do G-20 e divulgado no começo do dia pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do governo. Meirelles afirmou que a equipe econômica tem “todo o apoio” do presidente Temer.
NA CÚPULA DO G-20 – Com a volta antecipada de Temer, Meirelles  ficou responsável por representar o Brasil na cúpula do G-20 (grupo das 20 maiores economias do globo). Participou do último momento da reunião, mas evitou dar importância à atribuição que recebeu. “Foi uma experiência interessante”, minimizou.
Ele relatou, então, que as discussões ocorreram em torno da evolução digital que tem impactado a economia do mundo inteiro, como nos problemas trazidos pela automação do mercado de trabalho. Outra questão, de acordo com o ministro, foi o empoderamento das mulheres e a geração de oportunidades iguais para não haver discriminação de gênero.
“Fizemos um pronunciamento nessa direção e mostramos a modernização da economia brasileira que está em andamento: tudo o que estamos fazendo nas diversas áreas, seja macroeconômica e fiscal, seja na área microeconômica, todas as modificações. Foi uma sessão bastante interessante.”
INGRESSO NA OCDE – O ministro também disse a jornalistas que o Brasil tem todas as condições de entrar para a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ele se encontrou neste sábado, dia 8, com o secretário-geral da entidade, Angel Gurría. “Ele está muito entusiasmado com a ideia de o Brasil entrar na OCDE. Vão discutir (o tema) na próxima semana, é o início do processo.”
Ele disse também que o Brasil é um país de economia de grande porte e que já tem todas as condições para entrar na OCDE, pois está efetuando as mudanças fundamentais na economia brasileira. “A vantagem é que todas as mudanças que estamos fazendo na economia brasileira estão em linha com os princípios da OCDE”, avaliou.
REINO UNIDO – Ainda sobre mercado internacional, Meirelles disse que o Brasil “certamente tem interesse” em uma aproximação comercial com o Reino Unido após o Brexit, quando a saída do país da União Europeia será finalizada. “No momento, não pode haver sequer início de conversas formais porque o Brexit não foi concluído, terão que concluir primeiro. Mas existem indicações informais.”
Meirelles falou com a imprensa em Hamburgo, cidade que sediou o G-20 (Grupo das 20 maiores economias do globo), após o encerramento do evento.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Como se vê, Meirelles é uma espécie de primeiro-ministro, que já exerce o poder em sua plenitude, inclusive no exterior. E ele quem decide tudo no governo e acaba de representar oficialmente o país na importantíssima cúpula do G-20, um papel que deveria caber ao ministro do Exterior, Aloysio Nunes Ferreira, que inclusive estava lá em Hamburgo, atuando como figurante. Com a ascensão de Rodrigo Maia ao poder, aí é que Meirelles vai mandar, mesmo.  Os banqueiros já dominavam o país de fato, agora dominam de direito, como se diz no linguajar jurídico. (C.N.)

10 de julho de 2017
Deu em O Tempo
(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário