"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

JANOT SÓ NÃO PEDIU A PRISÃO DE TEMER JUNTO COM LOURES DEVIDO AO FORO PRIVILEGIADO

Resultado de imagem para janot e temer charges
Charge do Kacio (kacio.art.br)
A luta entre o procurador-geral Rodrigo Janot e o presidente Michel Temer é muito desigual, como se fosse de gato e rato, desde o início fica-se sabendo quem vai vencer. No caso, a vantagem do gato não são as garras, o tamanho avantajado, os dentes e a agilidade, a diferença é que o procurador Janot sabe com absoluta clareza todos os possíveis argumentos que a defesa do presidente pode usar, mas Temer ainda não tem a noção exata das provas testemunhais e materiais que se acumulam contra ele.
ERRO PRIMÁRIO – Já ficou claro que a defesa está a cargo do advogado Antonio Mariz e do ministro Torquato Jardim, cuja nomeação foi um erro primário de Temer, porque presidente da República não pode ser defendido em juízo pelo ministro da Justiça, quem dispõe desta competência exclusiva é o advogado-geral da União. Portanto, Temer deu uma bobeada. Deveria ter nomeado Torquato Jardim para a Advocacia-Geral da União, seguindo o exemplo da então presidente Dilma Rousseff, que tirou José Eduardo Cardozo do Ministério da Justiça, para que pudesse defendê-la no processo do impeachment.
Além disso, ficou claro que Torquato Jardim também não serve como defensor, fala demais, diz bobagens, inventa jurisprudência que jamais existiu, é um desastre. Só resta mesmo o criminalista Mariz, pois Temer não tem a menor confiança na ministra Grace Mendonça, da AGU, nem permite que ela se aproxime dos autos.No caso de Temer deu  tudo errado, o velho amigo e colega de bancada Osmar
Como se sabe, Serraglio se sentiu humilhado ao ser demitido da pasta da Justiça, voltou à Câmara e deixou o suplente Rocha Loures sem foro especial. E o resultado final da mancada é que Loures, operador de propinas para Temer, já está recolhido ao presídio da Papuda, onde se prepara para fazer uma devastadora delação premiada.
LUTA DESIGUAL – Nessa reta final, a maior dificuldade de Mariz é não saber a dimensão das provas já coletadas contra Temer. Como o inquérito só está começando agora, é fase de investigação, nem todas as provas testemunhais e materiais já foram anexadas, mas o procurador Janot e o ministro-relator Edson Fachin têm pleno conhecimento delas, por isso estão confiantes e agem com um rigor impressionante, fazendo com que Temer e Mariz reajam de forma ridícula, ao denunciarem “intenções políticas” em procedimentos meramente judiciais.
Temer sabe que está liquidado, é só questão de tempo. Não esperava que Loures fosse logo preso. Quando recebeu a informação, na manhã de sábado, ficou tão desorientado que pegou o avião de volta a São Paulo, para se reunir com o advogado Mariz. Com isso, demonstrou enorme fragilidade, não se portou como um presidente da República. Deveria ter ligado para Mariz e ordenado que pegasse um jatinho em Congonhas e voasse para Brasília. Os dois são ricos, o aluguel do jatinho sai por R$ 20 mil, é mixaria para eles. Mas Temer estava apavorado, não pensou em mais nada, voltou para São Paulo menos de 10 horas após ter desembarcado em Brasília. E o Planalto ainda diz que a delação de Loures não preocupa o presidente…
PROVAS ABUNDANTES – O fato concreto é que já existem provas abundantes contra Temer, inclusive os documentos apreendidos na casa de Loures e no gabinete na Câmara Federal, envolvendo o presidente e o ex-assessor no chamado Decreto dos Portos.
Se Temer não fosse protegido pelo foro privilegiado, o procurador Janot teria pedido a prisão temporária dele junto com Loures, e o ministro-relator Fachin iria deferir, na forma da lei. É justamente por isso que o foro privilegiado precisa ser extinto, com a máxima urgência. A Constituição, em suas cláusulas pétreas (art. 5º, caput), determina que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. Mas não é isso que se vê na prática.
Não era por mera coincidência que Ruy Barbosa já dizia que “a regra da igualdade é tratar desigualmente os desiguais na medida em que se desigualam”.  Mas quem se interessa?

05 de junho de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário