Reportagem de Carolina Brígido e André de Souza, O Globo de quinta feira, revela que o Supremo Tribunal Federal enviou ao presidente Michel Temer uma lista tríplice de nomes para que entre esses seja escolhido o substituto da ministra Luciana Lassio que conclui seu mandato a cinco de maio. A lista tríplice é formada pelos advogados Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, Sérgio Banhos e Carlos Batiste Horbach.
Com a decisão a Corte Suprema reduziu o espaço de opção do presidente da República. A praxe em casos de indicação pelo Supremo é a nomeação do primeiro da lista. Mas o essencial no caso foi a contribuição do STF para a independência do julgamento da legitimidade da vitória eleitoral da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer. A outra vaga, em face do término do mandato o ministro Henrique Neves, neste caso de livre escolha do presidente da República, será preenchida por Admar Gonzaga. Os dois novos titulares já vão poder participar do julgamento da ação proposta pelo PSDB para apreciar se houve ou não influência do poder econômico no resultado das urnas de 2014.
Como escrevi ontem o PSDB no momento posiciona-se a favor da separação das contas da ex-presidente e do atual presidente da República na campanha sucessória.
CORRUPÇÃO EM MASSA – Mudando de assunto verifica-se ser cada vez mais difícil negar a existência maciça da corrupção praticada no Brasil em diversos níveis. Basta dizer que, com base em reportagem de Cleide Carvalho, na mesma edição de O Globo o Ministério Público da Suiça bloqueou recursos no montante equivalente a 2,4 bilhões de reais depositados no país num total de cerca de 1.000 contas de brasileiros. Somente este fato comprova a existência de diversas fontes que desembocaram no mar da ilegalidade verificada.
Uma coisa curiosa, ao lado de tudo isso está acontecendo: há casos em que acusados depõem como testemunha de defesa de outros que se encontram na mesma situação.
07 de abril de 2017
Pedro do Coutto
Nenhum comentário:
Postar um comentário