"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 12 de março de 2017

OS INQUÉRITOS ESQUECIDOS DE RENAN CALHEIROS

A imprensa, a oposição e os partidos de esquerda do Brasil fazem pouco caso da enorme ficha corrida de Renan Calheiros. Mas para reavivar a memória brasileira e falar da inadmissibilidade de termos um sujeito assim comandando o Senado, trazemos abaixo os inquéritos contra Renan Calheiros que são ignorados por todos. Importante lembrar: não são listados abaixo os quatro inquéritos abertos contra o alagoano após o início da Operação Lava Jato:

Inquérito 1569 – Representação feita pelo então governador de São Paulo, Mário Covas, apuraria crimes contra a honra praticados por Renan Calheiros, já senador em 1999. Aberto em outubro de 1999, a ação prescreveu em 2004 e foi portanto arquivada.

Inquérito 2593 – Distribuído ao Ministro Lewandowski em agosto de 2007, teve a denúncia encaminhada por Rodrigo Gurgel (Procurador Geral da República) em janeiro de 2013, apenas agora vai a julgamento do plenário sobre prosseguimento da ação. Trata do “Caso dos Bois” e é um desdobramento das denúncias de 2007 que levaram ao afastamento de Renan da presidência do Senado. Por poucos votos o peemedebista não foi cassado pelo plenário da casa mas a ação determinante de Lula e Mercadante salvou-o da degola.

Inquérito 2998 – Para apurar improbidade administrativa e tráfico de influência no Ministério das Comunicações. Trata a compra de emissoras de rádio em nome de laranjas. Carmem Lúcia assumiu a relataria em julho de 2010. Teve uma decisão em setembro do ano passado mas como o processo corre sob segredo de Jusitça, não foi possível obter mais informações. Baixado aos arquivos do STF no dia de ontem.

Inquérito 3589 – Tratava de crimes contra o meio ambiente. Distribuído à ministra Carmem Lúcia em 02/01/2013, a mesma que em 27/05/2015 determinou o arquivamento. Baixado ao arquivo do STF em 10/06/2015. No despacho em que extingue o inquérito, Carmem Lúcia justificou dizendo que não houve prejuízo à mata nativa pois, após um tempo, a mata começou a se recuperar. Eis o trecho:

“Contudo, as fotos que instruem o documento demonstram que o acostamento da estrada encontra-se em franco processo de recuperação da mata ali existente.”

12 de março de 2017
in reaçablog

Nenhum comentário:

Postar um comentário