"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

APÓS AVC, MARISA LETÍCIA ESTÁ NA UTI POR TEMPO INDETERMINADO E SEU ESTADO DE SAÚDE É CONSIDERADO GRAVE



Acometida por um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) na terça-feira (24), a ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva está internada no Hospital Sírio-Libanês, na região central da capital paulista, e o seu estado considerado grave, segundo os médicos que atendem a esposa do ex-presidente Lula.

Após ser submetida a procedimentos médicos para estancar uma hemorragia cerebral, Marisa Letícia foi internada por tempo indeterminado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e respira com a ajuda de aparelhos. Diante da gravidade do quadro, as próximas horas serão decisivas.

Dona Marisa sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico no apartamento onde mora, em São Bernardo do Campo, mas demorou a procurar atendimento médico. Ela foi inicialmente atendida no Hospital Assunção, na cidade do Grande ABC, onde uma tomografia constatou o AVC.

Transferida no início da tarde para o Hospital Sírio-Libanês, um dos melhores centros médicos do País, a mulher do ex-presidente da República era aguardada pelo cardiologista Roberto Kalil, que atende a família Lula da Silva.

Marisa chegou ao hospital consciente, mas imediatamente foi sedada e submetida a uma arteriografia cerebral para detectar o ponto exato hemorragia. Às 18 horas, os médicos conseguiram estancar a hemorragia com o uso de um cateter, procedimento que é conhecido como embolização. A intervenção demorou duas horas.

“O paciente hipertenso tem que se cuidar. No dia a dia a sua pressão varia, mas ela teve um quadro de crise hipertensiva e isso provavelmente rompeu o aneurisma”, disse Kalil.

Com histórico de pressão alta, Marisa Letícia teve, há aproximadamente de dez anos, um aneurisma cerebral (dilatação na artéria do cérebro seguida de rompimento e sangramento). Na ocasião, os médicos e a família Lula da Silva descartaram uma intervenção cirúrgica por não haver risco em função do tamanho do incidente. Decidiram pelo acompanhamento clínico.

O chefe da equipe médica da ex-primeira-dama disse aos jornalistas que a cirurgia foi bem-sucedida, mas que o quadro é extremamente delicado. A equipe médica considera como cruciais as primeiras 24 horas após a o procedimento cirúrgico.

No âmbito da Operação Lava-Jato, Marisa, juntamente com o marido, é ré em duas ações penais sob a responsabilidade do juiz Sergio Moro. Ela também é citada em investigações relacionadas à reforma do Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), usado pela família, mas que os investigadores da Lava-Jato garantem ser do ex-presidente. 
O escândalo que tem o tal sítio como pano de fundo é grave e altamente comprometedor, podendo levar Lula à prisão.
25 de janeiro de 2017
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário