"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 9 de outubro de 2016

JOAQUIM BARBOSA AINDA PODE RECORRER DA INDENIZAÇÃO AO JORNALISTA

Charge do Benett, reprodução da Folha


A 4ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, por três votos a dois condenou, em grau de apelação, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa a indenizar o jornalista Felipe Recondo em 20 mil reais por danos morais.

Recondo, hoje sócio do site jurídico Jota, era repórter do jornal O Estado de S. Paulo e foi chamado de “palhaço” pelo então presidente do Supremo ,que lhe disse, ainda, que deveria “chafurdar no lixo”.

Votaram pela condenação do ex-presidente do Supremo os desembargadores Sergio Rocha, Fernando Habibe e Rômulo de Araújo Mendes. Como patronos do jornalista, atuaram no processo os advogados Leonardo Furtado, Danyelle Galvão e Renato Faria .

O ministro aposentado Joaquim Barbosa pode ainda tentar reverter a decisão, através de recurso.


09 de outubro de 2016
José Carlos Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário