"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

O VALOROSO COLLOR DE MELLO

Meu forte abraço, minha amizade e minha solidariedade, ontem, hoje e sempre, para o grande brasileiro, senador Fernando Collor, que completa 67 anos dia 12 de agosto. 
Com vigor e determinação, trabalhando pelo Brasil e pela coletividade. Com o mesmo inabalável espírito público dos demais cargos que ocupou. Prefeito, deputado federal, governador e Presidente da República. 
Collor é contundente porque não é servil nem hipócrita. Enfrenta os problemas de frente. Não dissimula. Gostem ou não gostem os decaídos, parasitas, covardes, desinformados e ressentidos de plantão. 
Sofreu impeachment político. Foi absolvido por unanimidade no STF. Um dia a verdadeira história republicana fará justiça a Fernando Collor de Mello. Saúde para ele.

Chama olímpica nos corações

O Brasil mostrará ao mundo que, a exemplo de outros países, também é competente para organizar uma olimpíada. A emoção, a torcida e a ansiedade encantarão o Brasil, atletas e visitantes. Os jogos e a festa serão grandiosos e orgulharão os brasileiros. A eficiência e a perseverança vencerão as dificuldades. A energia positiva iluminará a alma dos mais céticos. A fraternidade e alegria dos brasileiros estarão juntas com o fervor e a satisfação dos turistas vindos de toda parte do planeta. Os desanimados, rabugentos e pessimistas não sairão de casa. Durante os jogos a tocha olímpica manterá acesa a chama do amor, da paz, da união e da esperança em todos os corações.

Exemplo de gratidão
Trecho da carta do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, repleta de emoção e gratidão, convidando João Havelange, membro nato do comitê, para a abertura dos jogos olímpicos 2016: " Querido amigo Havelange, recordo que teu memorável e emocionante discurso, em Copenhague, Dinamarca, em 2009, convidando a todos os membros do Comitê Olímpico Internacional para uma olimpíada na tua cidade, no ano do teu centésimo aniversário, aliado ao teu esforço pessoal, trabalho e dedicação, certamente foram cruciais para esta conquista". Prossegue Nuzman: " Durante todas estas décadas, em que tive o privilégio de contar com tua preciosa amizade e sabedoria, vivenciamos momentos únicos de conquistas para o esporte brasileiro e mundial".

Brasil criativo

Nenhum país que tenha sediado as olimpíadas, produziu e exibiu ao mundo espetáculo mais belo e criativo do que o Brasil, na abertura dos jogos. Cada detalhe um show inesquecível de bom gosto e alegria. Tudo perfeito. Um encantamento que mostrou toda a fibra, união, perseverança e competência do povo brasileiro. Começo medalha de ouro para o Brasil.

O patrulhado Rodrigo Maia

O deputado Rodrigo Maia atendeu prontamente as ordens dos torpes patrulheiros: o presidente da Câmara Federal diz ser contra o pedido dos advogados de Eduardo Cunha para suspender o resultado da CCJ favorável à cassação do seu mandato. Rodrigo Maia nem leu o pedido de Cunha e já colocou os carros diante dos bois. É gênio. Usa má-fé. Maia não pode se manifestar politicamente sobre o assunto. A atribuição de analisar o pedido de Eduardo Cunha é dos técnicos da Câmara, que estudarão o pedido do ex-presidente da Câmara baseados em fatos, argumentos e evidências, e não em conchavos políticos. Antes do que se previa, Rodrigo Maia já mostra ser refém de carteirinha dos torpes patrulheiros da mídia e da manada de políticos medíocres, parasitas e demagogos, que querem usar o nome de Eduardo Cunha como palanque eleitoreiro, para saciar seus apetites doentios de covardia e canalhice.

Amazônia brasileira

No próximo dia 16 de agosto, a Amazônia Brasileira completará 377 anos.

Os espanhóis foram pioneiros, cabendo ao navegador Francisco de Orellana realizar a aventura de ser o primeiro europeu a atravessar todo o Rio Amazonas, dos Andes ao Atlântico.

Em 1639, o bravo sertanista Pedro Teixeira após reconhecer toda extensão dos rios Solimões e Amazonas, enfrentando dificuldades de toda ordem, no retorno declarou: ''em nome do Rei tomo posse destas terras, se houver alguém que a contradiga ou a embargue que o escrivão da expedição registre''.

Iniciava-se, assim, a posse da Amazônia Brasileira e Pedro Teixeira é o símbolo da luta pela preservação de nossa soberania naquela imensa área.

A Amazônia é uma plataforma central de integração de 9 países condôminos na América do Sul.

Os Estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Acre e Rondônia, somam

3 575 706,4 Km², quase 42% do território nacional. Cabem nesta superfície Portugal, Espanha, Bélgica, Alemanha, França, Itália, Holanda, Suíça, Áustria, Eslováquia, Inglaterra, Albânia, República Tcheca e Bósnia-Herzegovina.

A população da Amazônia Brasileira chega a 23 milhões de habitantes. A malha rodoviária é pobre e a aquaviária tem cerca de 22 000 km navegáveis. O deslocamento terrestre é difícil e o aéreo e fluvial são vitais.

O clima equatorial (quente e úmido) apresenta temperatura média de 27º C no inverno, caracterizado pelo período das chuvas (novembro a abril) e de 35º C no verão (de maio a outubro).

A Amazônia tem 20% de água doce do planeta, grande quantidade de ouro, estanho, nióbio, petróleo, gás natural, calcário, potássio, manganês, ferro, alumínio e diamante. O revestimento do solo corresponde a um terço de floresta tropical da Terra, abrigando o maior banco genético do mundo. Posiciona-se afastada dos grandes centros do poder nacional (Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro).

Os principais problemas amazônicos são:

- A cobiça internacional;

-A instabilidade nos países vizinhos, com exceção da Guiana Francesa, como na época efervescente da guerrilha na Colômbia que já propiciou ações contra tropas brasileiras na região oeste denominada de ''Cabeça do Cachorro'', todas rechaçadas à altura da gravidade;

-A questão indígena, com os pontos polêmicos sobre integração ou segregação do índio, a extensão de suas terras e a exploração das riquezas no subsolo;

-A presença de estrangeiros e o tênue controle sobre os mesmos;

-As Organizações Não Governamentais atuando livremente sob o argumento de preencher as lacunas assistenciais deixadas pelo Estado;

- A facilidade de penetração pela longa fronteira terrestre com contrabando incontrolável refletindo negativamente nos grandes centros do Brasil, principalmente no tocante às drogas e armas;

- O desvio dos recursos naturais;

-O vazio demográfico que reflete na política nacional pelo pequeno número de eleitores e dificuldade de ocupação da região;

-A biopirataria e a exploração predatória de madeira, com assustadores níveis de desmatamento.

Segundo especialistas, a Amazônia Brasileira tem um patrimônio estimado em 23 trilhões de dólares em recursos naturais e biodiversidade, sendo 15 trilhões abaixo da superfície.

É a última área habitável do planeta com baixíssima densidade demográfica e gigantesco potencial hídrico.

O general Rodrigo Octávio Jordão Ramos reconhecendo o estoicismo e a intrepidez dos desbravadores afirmou: ''árdua é a missão de desenvolver e defender a Amazônia, muito mais difícil, porém, foi a de nossos antepassados em conquistá-la e mantê-la''.

Este é o lema de todos que vivem, convivem e prestam serviços nesta riquíssima região ainda passível de desenvolvimento e que precisa ser totalmente integrada ao País. (Diógenes Dantas Filho - Coronel Forças Especiais/Consultor de Segurança)


Comentários sobre as Olimpíadas

Amigo Limongi, Você é mesmo o cara na arte de escrever.

Conseguiu em poucas palavras e com maestria externar o que todo brasileiro deve ter sentido antes, durante e depois dessa grande festa de abertura. O povo brasileiro foi um show à parte. E o time que dirigiu e coordenou a festa, foi dez. Eles mostraram que temos grandes talentos aqui e que quando queremos podemos ser melhores e maiores que ingleses, americanos, alemães e que qualquer outro povo do planeta. Fiquei arrepiado do início ao fim. Foi emoção atrás de emoção. Senti-me orgulhoso e feliz com o sucesso, que é de todos os brasileiros. Espero que nossos atletas possam repetir nas quadras o que nossos artistas mostraram nessa grande festa de abertura. Vamos em frente. Forte abraço, Anthony

Carlos Nuzman e João Havelange

Gente de caráter age assim mesmo. Um exemplo a ser divulgado e exaltado. Dois homens que merecem respeito: o destinatário e o signatário da carta. Aristóteles Drummond

Bom dia, amigo. Realmente sensacional. Parabéns para nós brasileiros, sofridos e angustiados com a nossa situação econômica e política. Abraço fraterno, Haroldo Furtado

Concordo a mil por cento, com vc, meu amigo. Deslumbrante, criativo, inesquecível. Assisti, daqui de Beirute, pela TV Dubai (a Globo não deu acesso livre) e os comentários do grupo de mulheres brasileiras de que faço parte foram todos do mais puro orgulho. A ideia do bosque olímpico é única. As bicicletas têm a cara do Brasil. E a alegria é pura e unicamente nossa. Mas os jornais estrangeiros (li 2 libaneses, mais o Le Monde francês e o Times inglês), são parcos em elogios. Preferem lembrar das dificuldades político econômicas do país, da Vila Olímpica "insalubre”, da poluição da Baia de Guanabara. O libanês L Orient le Jour diz que "o Rio apresentou o que diz ser a maior festa do mundo""" o Times, que o show foi "pesado em luzes e efeitos especiais, mas parco em dançarinos", e conclui: "um reflexo dos tempos difíceis".

Uma pena, não é? O foco, para mim deveria ser outro. Como disse meu marido, que conhece muito bem a arte do espetáculo, é fascinante ver como, com meios simples e muito pouco dinheiro, se conseguiu algo tão bonito. Criatividade é a resposta, não é, meu amigo. E, nisso, somos imbatíveis. Mas os "grandes" do mundo nunca vão proclamar essa verdade. Pouco importa. Nós sabemos que foi grandioso, lindo, emocionante. E que o Brasil e nós, brasileiros, somos únicos. E VIVA O BRASIL. Rose Romariz Maasri

- De acordo, mermão!... e o tal do Juca Kfouri esculhambou o discurso do Nuzman...ele nem considerou a justa emoção que tomou conta do presidente do COB naquele momento mágico...esse cara é incorrigível mesmo!! Inveja pura de um pobre frustrado! Grande abraço. Vladimir Paixão

- O Brasil fez uma abertura de Olimpíada espetacular!

Todos encantados! Sabemos fazer festa e receber muito bem! Somos criativos e hospitaleiros! Um show! Fernando Pinheiro

- Concordo integralmente! Tanta beleza e criatividade.

General Agenor Francisco Homem de Carvalho

- Muito bem, Limongi. Estive na abertura. Foi sensacional. Não podemos esquecer que a idéia e o sonho da olimpíada no Brasil nasceu em Brasilia. Paulo Octávio

Concordo. Só não gostei da figura deprimente da ex-do Garrincha. Sem condição, coitada. Carlos Murilo

Perfeito. Kleber Sampaio

Magnífica cerimônia de abertura! A cara do Brasil e do Rio de Janeiro. Nazaré Limongi Abrahim

Foi maravilhoso mesmo. Rosina Limongi Marques

Vicente, o apresentador da NBC que entrevistava o secretário norte-americano John Jerry, comentou: "os brasileiros sabem fazer uma festa" Emanuel Dantas

Foi muito bom! Te amo. Carla Limongi Fabre.

09 de agosto de 2016
Limongi é jornalista. Trabalhou no O Globo, TV-Brasilia, Última Hora de Brasilia, Suframa, Universidade de Brasilia e Confederação Nacional da Agricultura. Tem artigos e matérias assinadas no O Globo, Tribuna da Imprensa, Opção, Correio Brasiliense, Jornal de Brasília, A Crítica, A Notícia, Jornal do Comércio, revistas O Cruzeiro, Fatos e Fotos, Foco e Aqui-Goiânia. Foi assessor de imprensa da Suframa, UnB e Confederação Nacional da Agricultura e em Brasilia dos governadores Paulo Maluf e Amazonino Mendes. Tem blog e face. Colabora nos blogs Pedrinho Aguiar e Feichas Martins e no site Agência Norte, de Manoel e Marlen Lima. É sócio da ABI há 40 anos. Servidor aposentado do senado federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário