"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

NÃO TEREMOS OUTRA OPORTUNIDADE, É HORA DE ENFIM PASSAR O PAÍS A LIMPO



Charge do Ivan Cabral, reprodução da Charge Online
É ilusão achar que teremos outra oportunidade e ficar esperando por ela. É preciso passar o país a limpo, agora. Assim, quando assumir o governo, dentro de mais alguns dias, o vice-presidente Michel Temer terá de cumprir o compromisso de abrir “todas as caixas pretas” dos governos anteriores. Esta é a “comissão da verdade” que o Brasil e seu povo merecem.
Nada mais pode ir para baixo do tapete, “duela a quem duela”, como dizia o grande presidente collorido. Vamos fazer a auditoria das dívidas interna e externa, prevista na Constituição, e auditoria também nas estatais, bancos públicos e em todas as estruturas do Estado.
Se Temer não fizer isso, o país e a sociedade terão de “engolir” a corrupção, a roubalheira e a canalhice das últimas décadas.
CRIME DE RESPONSABILIDADE
É preciso que as pessoas entendam que corrupção não é só roubar, sonegar, desviar recursos públicos. Corrupção é também corromper, adulterar, modificar, mutilar qualquer ideia, bem ou valor.
Não fazer transição e sonegar informações ao governo Temer será apenas mais um crime de responsabilidade que a presidente Dilma Rousseff cometerá. Pois que então se abra mais um processo crime contra ela.
Se o presidente Temer não o fizer, então será preciso encaminhar o processo contra os dois!

28 de abril de 2016
Antonio Carlos Fallavena

Nenhum comentário:

Postar um comentário