"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 5 de março de 2016

ANTES DA BUSCA, O INSTITUTO LULA JÁ TINHA SIDO "ESVAZIADO"



Federais não acharam nada nos armários e nas gavetas
















Ao cumprir os mandados de busca e apreensão na sede do Instituto Lula, em São Paulo, a Polícia Federal e a Receita Federal encontraram indícios de que o local pode ter sido esvaziado. Gavetas e armários estavam praticamente vazios e não foram localizados, por exemplo, agendas, documentos impressos ou mesmo papéis com anotações, que geralmente fazem parte do dia a dia de uma empresa.
O material mais farto estava nos computadores. A expectativa é de que, se houve remoção de documentos, eles possam ser encontrados nos demais locais alvos de buscas nesta 24a fase da Operação Lava Jato, entre eles endereços de familiares do petista.
Nesta sexta-feira, procuradores da Lava Jato afirmaram que houve vazamento da operação, o que está sendo investigado.
Todo material apreendido na operação será levado para o escritório de Inteligência da Receita Federal em São Paulo, quando será feita a análise das informações. O Instituto Lula, fundado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é presidido pelo petista Paulo Okamotto. Os dois foram alvos de mandados de condução coercitiva, prestaram depoimento e já foram liberados. Lula é suspeito de ter recebido vantagens indevidas de empreiteiras investigadas na Lava Jato por corrupção por meio do instituto.
NOTA DO INSTITUTO
Em nota divulgada nesta sexta-feira, o Instituto Lula informou que o ex-presidente jamais ocultou patrimônio ou recebeu vantagem indevida “antes, durante ou depois de governar o País”. A entidade assegurou que o petista nunca se envolveu direta ou indiretamente em qualquer ilegalidade.
“A violência praticada nesta manhã – injusta, injustificável, arbitrária e ilegal – será repudiada por todos os democratas, por todos os que têm fé nas instituições e do estado de direito, no Brasil e ao redor do mundo, pois Lula é uma personalidade internacional que dignifica o País, símbolo da paz, do combate à fome e da inclusão social”, diz a nota.

05 de março de 2016
Andreza Matais
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário