"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

(EX-PRESIDENTE) LULA DEVE EXPLICAÇÕES AOS BRASILEIROS


Não exagerei quando disse que qualquer brasileiro, na situação do ex-presidente Lula, já estaria preso. Afirmei isso em meu artigo da semana passada tendo em vista o critério adotado a partir da operação Lava Jato. Na realidade, tenho compaixão com aqueles que cometem malfeitos, mesmo os muito graves ou gravíssimos, como são, por exemplo, os que desviam dinheiro público, sejam eles de que partido forem. Todos, sem nenhuma exceção, devem ser severamente punidos. Não estou dizendo que esse é o caso de Lula, nem faço agora, leitor, nenhum exame de consciência a respeito do que disse e diria de novo.

Imagine alguém, como qualquer um de nós, em meio a acusações como as que são feitas contra Lula e num momento como este, em plena operação Lava Jato. No mínimo, seríamos submetidos à investigação e, provavelmente, presos com fundamentos semelhantes aos dos que já tiveram prisão temporária decretada. Essa é a realidade.

Não sei se de fato o ex-presidente se enriqueceu, e há evidente maldade em muitas acusações que lhe fazem. Aceito, porém, que isso possa ter ocorrido, não sei se de maneira ética, por meio de seu Instituto Lula ou de sua empresa, que promove suas conferências e que, obviamente, já foram mais procuradas do que hoje.

Lula se afeiçoou à chamada “vida burguesa” que tanto criticou. Imagino o que valem as 32 caixas de bebidas alcoólicas que fizeram parte de pertences seus que seguiram para o sítio em Atibaia. Com certeza, muitas lhe foram presenteadas. Pelo que se sabe, Lula aprecia bons vinhos, mas o vinho, leitor, por si só, nunca levou nem jamais levará alguém para o inferno.

Vem-me à lembrança agora a figura de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, de vida quase monástica e que, infelizmente, ignora (ou, lamentavelmente, finge ignorar) o que tem acontecido por aqui quando procura defender o amigo. Seria proveitoso que Mujica visitasse, pelo menos, um dos imóveis frequentado 111 vezes por seu companheiro, como proprietário de fato ou como convidado preferencial.

O ex-presidente colheria melhor resultado se tivesse comparecido para depor na quarta-feira da semana passada. Ele precisa se explicar a uma boa parte do povo brasileiro que confiou nele. Sua concordância com o recurso apresentado pelo deputado Paulo Teixeira ao Conselho Nacional do Ministério Público provocou mais desgaste pessoal e político. Ficou a impressão de que Lula não tem saída mesmo.

Lamento o descrédito a que chegou o ex-presidente e, sobretudo, o que fizeram alguns dos principais dirigentes do PT para permanecerem no poder. O ideal seria que o partido não se distanciasse da ética, que um dia o norteou. Milhões de brasileiros acreditaram nela. Mesmo assim, não integro o grupo dos que dizem que o partido acabou.

A prisão do marqueteiro João Santana, íntimo de Lula e Dilma, mas que exerce papel, no governo desta, de conselheiro, guru e ministro sem pasta, e o apontamento, pela Polícia Federal, de que Lula deve ser investigado porque pode estar ligado a “práticas criminosas” são de fato devastadoras. As defesas que fazem dele o presidente do PT, Rui Falcão e o Instituto Lula não convencem e chegam a ser patéticas.

O lema adotado pela Lava Jato tem algo a ver com o do mineiro, que dá um boi para não entrar na briga, mas dá uma boiada para não sair dela. É esse o espírito que domina hoje a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e, em especial, o operoso juiz Sérgio Moro.



26 de fevereiro de 2016
Acílio Lara Resende, Artigo publicado originalmente no jornal O Tempo.

NOTA AO PÉ DO TEXTO


Será que já não está na hora de acabar com essa história de ex-presidente?? Que diabos de título honorífico é esse? Existe, por acaso?? Lula é apenas Lula, e ponto final. 

Lula é hoje um cidadão investigado pela operação Lava Jato. Nada mais do que isso!
Não se pode nem dizer que seja um cidadão comum, considerando que cidadãos comuns, trabalham ou trabalharam, e nada devem a justiça.
Cidadão comum é cidadão honesto!
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário