"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

MESMO PRESO, JOSÉ DIRCEU RECEBIA MENSALÃO DA EMPREITEIRA UTC

MESMO PRESO NO MENSALÃO, A UTC LHE PAGAVA R$115 MIL POR MÊS

JOSÉ DIRCEU TINHA CONTRATO DE CONSULTORIA COM A UTC, ADITADO DUAS VEZES QUANDO JÁ CUMPRIA PENA NA PAPUDA. (FOTO: DIDA SAMPAIO/AE)


Mesmo quando já se encontrava preso, cumprindo pena de prisão na Papuda em razão da corrupção do mensalão do PT, o ex-ministro da Casa Civil e braço direito do então presidente Lula, José Dirceu continuava recebendo mensalão de R$ 115 mil menais.

A informação, em depoimento sob delação premiada, é de Walmir Pinheiro Sanana, ex-diretor financeiro da UTC Engenharia, e confirma revelação já feita pelo ex-patrão Ricardo Pessoa, chefe do "clube de empreiteiras" que fraudou licitações e combinou contratos para roubar a Petrobras.

Os valores foram definidos em "contrato de consultoria", aliás, duas vezes atualizados por termos aditivos. Segundo Walmir, Luís Eduardo, irmão do ex-ministro, foi algumas vezes na UTC tratar com ele sobre estes pagamentos. Ele contou que os termos aditivos foram celebrados quando José Dirceu estava preso: um realizado em 11 de fevereiro de 2013 e o outro em 11 de fevereiro de 2014. O contrato original é datado de 29 de fevereiro de 2012.

advogado de José Dirceu, Roberto Podval, afirmou em nota, que "todos os pagamentos foram declarados e contabilizados e que o serviço foi prestado antes da prisão de José Dirceu. Como o pagamento foi parcelado, ainda havia dinheiro a ser recebido por Dirceu, mesmo ele estando preso", diz a nota.



14 de janeiro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário