"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

LULA, O PT E O PLANALTO ABANDONAM DIRCEU À PRÓPRIA SORTE



Agora Dirceu está sozinho, cada vez mais sozinho…
Depois de virar as costas a José Dirceu, recusando-se a falar com ele até por telefone, quando o ex-ministro ligou para o Instituto Lula em março tentando agendar um encontro com o ex-presidente, destinado a definirem uma linha jurídica de defesa mais eficiente, agora Lula não diz uma palavra em defesa do velho amigo e companheiro.
Segundo reportagem da Folha, enquanto a Executiva Nacional do PT se reunia em Brasília, na terça-feira, para discutir o assunto, o ex-presidente comentava com alguns amigos que a prisão do ex-ministro só reforça a ”necessidade” de uma reflexão profunda pelo PT.
Como acontece desde o escândalo de Rosemary Noronha, em 2012, Lula continua fugindo da imprensa. Mas a Folha diz ter obtido o relato de pessoas que conversaram com o ex-presidente após a prisão de Dirceu. 
Segundo elas, Lula disse não ter se surpreendido com a medida e que o próprio ex-ministro já esperava a nova detenção, tanto que foi à Justiça em busca de vários habeas corpus preventivos.
Para Lula, segundo a Folha apurou, mais urgente é evitar uma ”guerra” com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que pode complicar a vida do governo e do PT no Congresso. 
TUDO MUDOU
No processo do mensalão, Dirceu contou com o apoio público do PT, que avaliou sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal como um ”julgamento político”. O partido fez até uma “vaquinha” para pagar a multa dele, no valor de R$ 971 mil. Mas daqui para a frente tudo será diferente. 
Segundo a Folha, os dirigentes do partido afirmam, nos bastidores, que Dirceu não contará com a mesma solidariedade, porque ele tirou ”proveito pessoal” do esquema da Petrobras.
No Planalto, o desprezo a Dirceu é o mesmo. Nenhum ministro do palácio defendeu o velho companheiro. O único que falou a respeito foi Miguel Rossetto, secretário-geral da Presidência da República, mas apenas para dizer que o problema tem de ser resolvido por Dirceu e seus advogados. Nenhuma palavra de solidariedade.
Tradução simultânea: Lula, o PT e o Planalto querem que Dirceu se exploda, como dizia o personagem Justo Veríssimo, criado por Chico Anísio. Mas que se exploda sozinho, deixando incólumes Lula, Dilma, o PT e o Planalto, como se isso fosse possível.
Mas sonhar ainda não é proibido. E Dirceu sonha em voltar aos braços da mulher, Simone Tristão, e da filha de quatro anos. É aí que mora o perigo. 
Agora Dirceu mora em Curitiba e a família continua em Brasília, a quase 1.400 quilômetros de distância. 
07 de agosto de 2015
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário