"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 12 de maio de 2015

PDT DESPREZOU AS AMEAÇAS DO DEPUTADO DOS DÓLARES NA CUECA


Guimarães, líder do governo, ameaçou várias vezes o PDT



A votação da Medida Provisória 665 — que altera regras para o pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial — na Câmara provocou reações contraditórias do governo em relação a dois aliados históricos que andam estremecidos no contato com o Palácio do Planalto. O PDT, que tem o Ministério do Trabalho e não deu voto sequer a favor da MP, deve perder a pasta tão logo as demais propostas do ajuste sejam apreciadas pelo Congresso. Já o PSB, rompido com o PT desde que o ex-governador Eduardo Campos, morto em agosto do ano passado, lançou-se candidato a presidente, voltou a ser cortejado pelos palacianos, animados com os sete votos favoráveis recebidos dos socialistas na análise da MP 665.
Curiosamente, o mesmo interlocutor tem atuado nas duas frentes: o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). Na noite de terça-feira, quando o texto começou a ser debatido no plenário — a votação só foi iniciada, de fato, na quarta —, Guimarães vinha se estranhando com os pedetistas, que criticavam o arrocho proposto pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
No dia da votação do texto-base, ao ver que nenhum dos 19 deputados pedetistas apoiaram o Planalto, Guimarães anunciou que a “votação poderia provocar mudanças, inclusive, no primeiro escalão do governo”. Na quinta, novo ataque. “O que vai ocorrer com o PDT eu não sei. Só sei que base tem que ser base de manhã, de tarde e de noite”, cobrou.
LÍDER REAGE
No mesmo momento, o líder do PDT na Casa, André Figueiredo (CE), reagiu. “Se quiserem que sejam entregues quaisquer funções que nós ocupamos na Esplanada dos Ministérios, entregaremos de bom grado. Mas, trair nossos princípios, nunca”, ameaçou. Há duas semanas, em um evento interno, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, acusou o PT de “roubar demais” e anunciou que a legenda entregaria os cargos.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É difícil alguém aceitar ser liderado por um parlamentar como José Guimarães, nacionalmente conhecido como “o deputado dos dólares na cueca”. Para ser líder do governo do PT, ele até pode ser o homem certo, na hora certa, mas ninguém o leva a sério no Congresso(C.N.)

12 de maio de 2015
Paulo de Tarso Lyra
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário