"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 12 de maio de 2015

JANCO VIVE NA PERMANÊNCIA DE SUA MENSAGEM



“Confundiam justiça social com comunismo”, dizia Jango
O que faz um grande político é chegar e manter-se no poder. O que faz um grande estadista é usar o poder para transformar seu país na direção de uma economia moderna e dinâmica e de uma sociedade harmônica. Mas o que faz um político e estadista ser um mito é ter sua mensagem mantida ao longo de décadas ou mesmo de séculos.
Jango foi um grande político ao chegar ao cume da carreira como presidente de seu país, mesmo tendo escolhido abrir mão do poder para não abrir mão de princípios e valores. Preferiu princípios ao não aceitar adaptação às forças da direita e preferiu valores ao recusar a ideia de uma guerra civil.
Ele foi um estadista porque foi responsável por uma grande valorização do salário mínimo antes mesmo de ser presidente. Deve-se a ele o esforço para reduzir a desigualdade regional e a marcha pela justiça social. Mas o que faz dele um grande personagem, lendário, é a permanência de sua mensagem. Nesse sentido, Jango ficou ainda mais forte no imaginário pelo que ele não conseguiu fazer. Cinquenta anos depois de seu governo, ele continua atual e necessário.
REFORMAS
As reformas que ele encarnou, e só ele encarnou, continuam necessárias. A reforma agrária, apesar de todo avanço técnico e da urbanização, ainda é um assunto não resolvido. A reforma educacional – que depois dele Brizola, seu parceiro, encarnou – ainda é o maior dos problemas brasileiros. Também continuam sendo necessárias a reforma dos sistemas financeiro e fiscal, a busca de um projeto de desenvolvimento industrial, a quebra das desigualdades regional e social.
Todas as reformas de Jango, pelas quais ele lutou e morreu, continuam temas ainda vivos, não resolvidos, não arquivados pela História. Por isso, além de político e estadista, ele é um símbolo, um mito vivo para as gerações que vieram depois dele.

12 de maio de 2015
Cristovam Buarque

Nenhum comentário:

Postar um comentário