"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Dilma apanha sem parar de Renan e Cunha, e Lula já teme que Lava Jato use Odebrecht para atingi-lo




O desgoverno Dilma Rousseff saiu muito pior do que entrou na discussão promovida ontem em Brasília pelos presidentes da Câmara e do Senado para tratar do pacto federativo e o ajuste fiscal. Novamente, ficou claro que o governo está completamente refém dos "aliados" do PMDB. Renan Calheiros e Eduardo Cunha fingem brigar entre si, mas sempre se unem na hora de deixar Dilma cada vez mais acuada. Renan, para variar, acabou com ela:

"Vamos fazer tudo que garanta o equilíbrio fiscal. O que lamentamos, e lamentamos muito, é que aquele Brasil de 2014, que era projetado, anunciado, era apenas um Brasil para a campanha eleitoral. Estamos vivendo a dura realidade de ajustarmos o Pacto FederativoO que estou dizendo é somente o seguinte: que aquele Brasil projetado em 2014, aquele não é o Brasil que estamos vivendo hoje. E hoje ele precisa, entre outras coisas, garantir o Pacto Federativo. Aquele Brasil era para a campanha eleitoral".

Renan pegou tão pesado que cobrou de Dilma até solução para um problema que deveria ser mais dos estados do que necessariamente dela - se a marketagem nazicomunopetralha não tivesse incluído na campanha reeleitoral passada: "Há necessidade de cobrarmos do governo o cumprimento das responsabilidades da União na segurança pública. Foi um compromisso de campanha, foi reafirmado na posse e essa é uma grande oportunidade de cobrar da presidente da República".

Se Dilma Rousseff está numa pior com seus "aliados", não há dúvidas de que Luiz Inácio Lula da Silva "não está numa fase muito boa" e que o projeto político dele está "esfarelando" - conforme o endeusado líder petista teria admitido a interlocutores, em recente passagem por Brasília. Lula sabe que a Lava Jato se aproxima dele, como nunca, depois que o Ministério Público Federal deu um prazo de 15 dias para o Instituto Lula fornecer a agenda oficial de viagens do ex-Presidente a países africanos e da América Latina, entre 2011 e 2014. O mesmo pedido vale para Alexandrino Alencar, dirigente da Odebrecht.

O bicho vai mesmo pegar? A procuradora federal Mirella de Carvalho Aguiar citou os R$ 435 mil reais pagos pela Odebrecht para fretar o jatinho que levou Lula e seus comparsas a Cuba e República Dominicana, assim como o contrato que seu "sobrinho" Taiguara Rodrigues dos Santos ganhou da empreiteira em Angola. Em seu pedido, Mirella destaca: "Considerando que as obras [da Odebrecht] são custeadas, direta ou indiretamente, por recursos do BNDES, caso se comprove que o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva também buscou interferir em atos praticados pelo presidente do mencionado banco (Luciano Coutinho), poder-se-á, em tese, configurar o tipo penal do art. 332 do Código Penal (tráfico de influência)".

Passa tudo


No PT, o errado é certo...


O Globo informa que o PT decidiu que vai manter no ar a brincadeira em que uma foto da mão ex-presidente Lula aparece para avisar o internauta que há um erro na página acessada dentro do site do partido - conforme justificou Alberto Cantalice, vice-presidente nacional do PT e responsável no partido pela comunicação na internet:

" É uma brincadeira. Em vários lugares do mundo, muitos sites usam isso, colocam imagens de celebridades nas página que dão erro. Não foi pensado com nenhum conteúdo político".

A imagem usa a mão esquerda de Lula, justamente a que teve o dedo mindinho decepado, o que serviu para “completar” a mensagem de erro 404, o número utilizado em páginas na internet quando algo dá errado.

Inveja?


Cobrança

Do Enio Mainardi, no Facebook, ao Aécio Neves, Presidente do PSDB:

"Por que o Aécio, em vez de afirmar que "o impeachment está fora de questão", não nos explica o seu ponto? Temos que engolir o que ele afirma, sem ouvir os seus argumentos? As conveniências "mineiras", os jogos de esconde-esconde do seu jogo político só interessam à ele, Aécio, e ao seu time cheio de segredos. Já passou a hora de falar, Aécio. Respeite quem votou em você".

Sei não, Aecinho... Mas acho que o pai do Diogo está pt da vida com você...

110 anos do Nelson Rubro-Negro


Bacana a foto do Sérgio Ricardo Silveira...

Tem gente que é Flamengo até morrer...

O Nelson, pelo visto, já era antes de nascer...

Tudo no padrão



21 de maio de 2015
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário