"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 10 de maio de 2015

A IMAGEM DO EXÉRCITO


Tenho por hábito ver o "Bom Dia Brasil", da TV Globo. Na semana passada, tomei um susto quando era noticiado a infestação da dengue no Estado de São Paulo: 220 mil pessoas, estatisticamente comprovadas. 
Mas, meu susto não adveio somente de tão grande número de doentes, uma verdadeira calamidade, mas pelo aparecimento rápido e fugaz de uma imagem, com um simples diálogo: um soldado do Exército, com o uniforme camuflado, acompanhado por algumas moças, por certo funcionárias de órgão de saúde, bate palmas num portão de uma residência num bairro paulista. 
Pretendem erradicar as larvas dos mosquitos transmissores da doença. Abrindo o portão, surge um sexagenário que os recebe educadamente, dizendo: 
"Ah, muito bem, o Exército pode entrar. Nele eu tenho confiança". 
E, imediatamente, a imagem de TV, quase envergonhada, muda de foco. É uma cena tão espontânea que fiquei pensando com meus botões: nem Nizan Guanaes, de São Paulo, nem Sérgio Fiúza, de Fortaleza, "feras" da publicidade, fariam melhor. 
O Exército é a instituição brasileira de mais alta confiabilidade dentre todas as instituições nacionais. Isso é atestado por diferentes pesquisas agências de alta responsabilidade.
A Força Terrestre, "Braço Forte, Mão Amiga," constituída da tropa ativa e da sua reserva, soma talvez 300 mil homens e mulheres, todos com uma formação de alto nível. 
Contudo, nos últimos 12 anos, quase não foi utilizada em ações de que o Brasil tanto necessitou, tendo sido posto à prova apenas em operações fora de sua missão constitucional, do tipo polícia: limpeza do banditismo e combate ao tráfico de drogas nos morros do Rio de Janeiro. 
Esse tipo de missão, essencialmente de tropas altamente especializadas, como os batalhões do BOPE, foi cometida ao Exército com o intuito de fazê-lo fracassar ou torná-lo algoz das desassistidas populações. Porém, nem uma coisa, nem outra. 
O Exército mais uma vez exerceu sua missão com coragem e sabedoria, com competência e a consideração que sempre devotou aos compatriotas. Aqueles que esperavam um desastre, e nós bem sabemos quem são, ficaram desiludidos e decepcionados. Bem feito!
10 de maio de 2015
(recebido por email)
RUI PINHEIRO SILVA
Coronel reformado do Exército
Texto transcrito do Jornal Diário do Nordeste, da coluna Opinião, na edição de Domingo, 03 de Maio de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário