"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 7 de abril de 2015

PENTE FINO

senado_32


Enquanto Dilma sangra politicamente, Senado Federal pode ter três novas CPIs em breve


Dilma Vana Rousseff tornou-se uma quase unanimidade no Congresso Nacional quando o assunto é incompetência política. Na Câmara dos Deputados e no Senado Federal o assunto é o nó institucional que surgiu no Palácio do Planalto, inviabilizando um governo paralisado e corrupto que tenta mostrar à população uma capacidade que só existe no discurso. Tirante os genuflexos que lhe dedicam palmas de encomenda, a presidente da República perde cada vez mais apoio no Parlamento.

O maior exemplo dessa lufada negativa que sopra na direção do Palácio do Planalto surgiu no Senado, onde três novas Comissões Parlamentares de Inquérito podem ser instaladas a qualquer momento, a depender da barganha que o PMDB decidir impor ao governo. Com os escândalos de corrupção brotando aos bolhões, senadores da oposição e alguns dissidentes conseguiram assinaturas em número suficiente para instalar as CPIs dos Fundos de Pensão, do BNDES e do CARF.

No caso do CARF, onde a roubalheira no âmbito dos recursos à Receita Federal deve chegar a R$ 19 bilhões, 32 senadores assinaram o requerimento de criação da CPI que pode colocar o governo petista de Dilma Rousseff em situação ainda mais complicada.

Em relação à CPI dos Fundos de Pensão, a iniciativa foi do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), ao passo que a CPI do BNDES teve o democrata Ronaldo Caiado (GO) como patrono da coleta de assinaturas.

Caso as três CPIs sejam instaladas – não há qualquer impedimento regimental para isso – o Senado terá simultaneamente quatro Comissões Parlamentares de Inquérito, já que um grupo de senadores já investigam o escândalo do HSBC, que na agência de Genebra abrigou contas bancárias de políticos, empresários e figuras públicas brasileiras.

Se Dilma Rousseff quiser evitar o avanço das três CPIs, a bancada petista terá trabalho de sobra, pois os partidos da base aliada já ensaia jogar a toalha, começando pelo PMDB, que vem impondo à chefe do Executivo seguidas situações de dificuldade.

07 de abril de 2015
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário