"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de março de 2015

O PIBINHO DA DILMA...

Dilma produz pibinho oficial de 0,1% em 2014, mas na margem de erro...


(VALOR ECONÔMICO-RIO ) O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve expansão de 0,1% em 2014, de acordo com o resultado das Contas Nacionais divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número já contempla a revisão metodológica anunciada recentemente pelo órgão.
Trata-se do pior resultado para o indicador desde o recuo de 0,2% da economia do país em 2009.
As contas dos dois anos anteriores também foram revisadas. Assim, o PIB de 2012 saiu de um crescimento de 1%, para expansão de 1,8%, e o de 2013 foi alterado de alta de 2,5% para aumento de 2,7%.

O resultado de 2014 veio melhor que a média apurada peloValor Data junto a 19 consultorias e instituições financeiras, que apontava variação zero no período. As projeções iam de queda de 0,4% a aumento de 0,4%.

No quarto trimestre do ano passado, o PIB brasileiro cresceu 0,3%, sobre o terceiro, feitos os ajustes sazonais. Na comparação com o mesmo período em 2013, houve queda de 0,2%. A expectativa era de crescimento de 0,1%.

Oferta
No lado da oferta, a indústria teve retração de 1,2% em 2014. Este resultado veio acima da média apurada pelo Valor Data, que previa recuo de 1,9%. O setor de serviços teve expansão de 0,7% no período. A média apurada pelo Valor Data era de alta de 0,6%. Já a agropecuária avançou 0,4%, resultado abaixo da média esperada de expansão de 1,4%.

Demanda
Pelo lado da demanda, o consumo das famílias cresceu 0,9% no ano passado, em linha com a estimativa média do Valor Data. A demanda do governo aumentou 1,3%. Já a formação bruta de capital fixo (FBCF, que representa o investimento em máquinas e equipamentos e na construção civil) caiu 4,4%. A expectativa era de queda de 7,9%. A taxa de investimento atingiu 19,7% do PIB em 2014 e a de poupança ficou em 15,8%.

Setor externo
No setor externo, as exportações caíram 1,1% em 2014, segundo o IBGE, enquanto as importações caíram 1% no ano passado. Esperava-se estabilidade nas exportações e queda de 0,7% nas importações. 

27 de março de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário